O Que Depende Da Comunicação

NegociaçãoPodemos conceituar negociação como o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos e interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas fiquem satisfeitas.

A negociação vai facilitar a tomada de decisão, a motivação, a administração de conflitos e o comprometimento da equipe. Algumas exigências porém são fundamentais para que se obtenha sucesso nas proposições. A primeira prende-se ao planejamento das etapas do processo e a segunda orienta-nos em relação ao comportamento.

É preciso ter os objetivos bem definidos, ser flexível para que haja uma margem para concessões, saber ouvir e conduzir o processo com uma postura de igualdade, buscando solucionar problemas, tendo como meta um resultado sensato.

Os aspectos pessoais devem estar afastados do problema, de forma que haja concentração nos interesses e não na posição das pessoas. Com esses procedimentos, ao final, os parceiros sairão ganhando, pois as opções para a decisão devem contemplar benefícios mútuos.

Liderança
A liderança é o instrumento-chave para exercer influência interpessoal e para a consecução de um objetivo comum. Depende de requisitos essenciais como a compreensão dos processos de integração social, o conhecimento de alguns aspectos básicos do comportamento humano em grupo, o domínio das técnicas gerais de administração, a aplicação adequada da comunicação, o controle dos processos e a incentivação do trabalho.

Informação
Somente com a informação adequada há participação e efetiva cooperação, pois só possui condições de participar quem detém a informação correta.

Parece ser tão simples, mas grandes problemas surgem por falta de perguntas adequadas e conseqüentes respostas reveladoras.

Ao se delegar tarefas, apresentar sugestões ou formular qualquer pedido, deve-se fazê-lo com clareza e objetividade como condição fundamental para que seja cumprida adequadamente a incumbência. A informação correta vai atender a necessidade de se saber porque se está cumprindo tal solicitação.

Ninguém se empenha com entusiasmo, sem estar suficientemente informado sobre o significado real das atividades.

Algumas orientações são fundamentais para que a prática da informação seja um fluxo espontâneo e comprometido nas unidades de trabalho. São elas:

Expor com clareza as razões de uma determinação, o porquê das decisões, os objetivos de uma tarefa são condições importantes não só para a comunicação perfeita, como também, para a motivação e o bom relacionamento gerente / profissional / equipe.

Abrir espaço para que os liderados apresentem idéias e dar oportunidade para que todos participem com contribuições para a melhoria, é dar oportunidade para maior motivação para o trabalho, através do exercício responsável da expressão de informações concernentes e coerentes com o que é preciso realizar.

Encorajar a equipe a falar, associando isto à observação e ao controle de qualidade do trabalho, é um meio seguro de conhecer o perfil de seus componentes, com as indicações de como tratá-los adequadamente, avaliá-los com precisão e direcionar um programa de desenvolvimento.
A produtividade não decorre pura e simplesmente da tecnologia, mas fundamentalmente de processos de comunicação, informação, negociação e liderança que vão permitir fortalecer os parâmetros básicos para a eficácia no trabalho e uma cultura aberta:

Sentido de objetividade – o que se quer?
Sentido de funcionalidade – como conseguir?
Sentido de rentabilidade – que resultados obter?
Sentido de renovação – como melhorar os resultados e dar continuidade ao desenvolvimento?                 Solange Rizzo Costa

 

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