Só Para Novos Clientes

Você conhece o orelhinha? Não? Orelhinha era um senhor simpático e sorridente, que vendia pipoca em frente à escola regina coeli, onde fiz todo o meu colegial, em campina grande, interior da paraíba. Lembro-me bem da primeira vez em que comprei um saquinho de pipoca a ele. Orelhinha pegou um vidrinho cheio de manteiga derretida e caprichou na cobertura. Ah! Que cheirinho bom, pipoca com manteiga. Naquela época eu não tinha a mínima noção sobre os riscos da manteiga para a saúde, mas entendia perfeitamente a diferença que uma manteiga derretida fazia numa pipoca.

certamente, eu não era diferente das outras crianças, que sempre pediam muita manteiga: .bota mais, orelhinha. Bota mais!.. Mas percebi que ele colocava doses menores para crianças que compravam há mais tempo e com mais freqüência. Isso me intrigava. .por que ele fazia isso?. . Pensava eu. Mas ele nem se dava conta e ainda gritava: .olha a manteiga! No capricho para conquistar o novo cliente!..

esse final: .para conquistar o novo cliente. Explicava porque ele colocava mais manteiga para uns do que para outros. Certamente, ele não se lembrava de mim, pois sempre achava que eu era um novo cliente e queria me conquistar a todo custo. Mesmo assim, essa lógica parecia desleal. Afinal, na cabeça dele, quem comprava pipoca todos os dias já estava conquistado e não merecia mais manteiga. Manteiga custava muito e ele não podia gastá-la com cliente antigo. Mal sabia ele que eu só tinha dinheiro para comprar duas ou três pipocas por mês.

semana passada, vi uma promoção de uma operadora de tv por satélite em parceria com uma empresa de telefonia oferecendo um pacote especial para quem deseja adquirir tv em alta

Definição e banda larga. Descontos bem atraentes e tentadores. Quando liguei solicitando a migração, descobri que não tinha direito aos descontos integralmente, pois eu já era cliente. Segundo a atendente, essa promoção é .só para novos clientes!…. Estratégia do orelhinha: .olha a manteiga! No capricho para conquistar o novo cliente!..

hoje vi várias promoções na loja da minha operadora de celular. Cliente novo fala a vontade e só paga 25 centavos, faz ligações gratuitas para familiares, internet banda larga ilimitada 1 mb, smartphone de última geração, um número de mensagens que jamais mandarei até o resto da minha vida, enfim, .infinity+as. Promoções… enquanto isso, eu tinha o plano há anos, pagava uma fortuna de ligações interurbanas, pagava roaming, minha internet é banda magra e lenta, sem falar na fortuna que gastei para comprar meu telefone, pois não ganhei nada de graça.

ah! O que fui fazer lá na loja deles? Tentar migrar de plano, pois fiquei uma hora esperando para ser atendido até cair a ligação e não resolver nada. Descobri que na loja não resolvem esses problemas. Aquela loja só vende aparelhos e habilita planos. Bronca e problemas ninguém resolvia por lá. Ou seja, uma loja maravilhosa feita .só para novos clientes!.. Como sou cliente antigo tenho que resolver tudo pelo *144. O problema é que ligo lá e as atendentes não me atendem… .bota mais manteiga, orelhinha! Bota!..

agora, se eu for à concorrente, vou ser tratado da mesma forma que um novo cliente é tratado na minha. Claro, serei lá um cliente da concorrente, um novo cliente. Eles farão tudo para me conquistar. Parafraseando manuel bandeira, .lá serei amigo do rei. Terei a mulher que quero na cama que escolherei.. O problema é que muitos dos novos clientes são simplesmente ex-antigos-clientes da concorrente que cansados da indiferença mudaram de empresa, esperando um serviço melhor. E mudarão, mudarão…

outro dia, a vendedora da minha operadora me deu um conselho. Faz o seguinte: como essa promoção é .só para novos clientes!., basta você comprar um chip pré-pago na concorrente e me trazer. Daí, tenho como conseguir essa promoção. Eu fiquei impressionado! Então, preciso ir lá assinar um contrato com outra operadora, fazer um cadastro e perder meu tempo só para voltar aqui com um chip e mentir dizendo que sou de outra operadora? Genial!

genial mesmo foi a solução que ouvi de um gerente de um banco que estava oferecendo anuidade grátis no cartão de crédito: .o senhor pede para cancelar que eles te dão uma anuidade grátis.. Afinal, a tal promoção vale .só para novos clientes!.. Como eu não pensei nisso? O cara é um gênio. Acho que eles recebem um treinamento especial. Nem ouviram quando eu disse que já era cliente do banco há mais de uma década… olha a estratégia do orelhinha aí gente!

quanto custa para conquistar um novo cliente? No mínimo, seis vezes mais do que para manter um antigo. Quanto custa para manter um antigo? Tratá-lo como um novo cliente, ou seja, com total atenção, respeito e reconhecimento. Tratá-lo como se fosse preciso reconquistá-lo todos os dias. Surpreendê-lo positivamente, oferecendo vantagens e benefícios extraordinários. Recompensá-lo por anos de faturas pagas. Agradecer a ele diariamente por ter sido o responsável pelo crescimento da empresa.

sei que muitos não darão importância a esse artigo ou sequer ouvirão as lições que passei. Afinal, tem muitos orelhinhas por aí, que não dão ouvidos para nada. Ah! Querem saber que fim levou nosso amigo orelhinha? Certo dia,chegou um concorrente que não só colocou manteiga na pipoca, como passou a usar o que chamamos de .manteiga de garrafa., mais saborosa e mais entupidora de veias. Crianças não ligam para isso. Sempre dirão: .bota mais! Quero mais manteiga!.. Mas sabe qual é a diferença entre adultos e crianças? O tamanho dos brinquedos, das necessidades e, principalmente, dos mimos que precisam e estão dispostos a pagar. Quem aprendeu isso e está tratando bem os novos clientes, meus parabéns. Aprenderam a dizer: .só para antigos clientes!. e estão ganhando mais.   Bota mais manteiga!    15/03/2010   Marcos Antonio de Sousa

 

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