Retenção De Talentos Ganha Importância

Retenção De Talentos Ganha Importância

É cada vez maior o número de empresas que procuram apoio no desenvolvimento de políticas de retenção de talentos. Veja!Se até alguns anos atrás as empresas conseguiam ser competitivas somente graças às características de seus produtos ou serviços, essa é uma missão muito mais difícil de alcançar hoje em dia. As empresas estão oferecendo produtos cada vez mais parecidos e padronizados, o que faz com que a competitividade de uma organização dependa muito mais de outros fatores.

As pessoas que compõem suas equipes passam a ser um diferencial importantíssimo, a tal ponto que, para poderem sobreviver no mercado, hoje é fundamental que as empresas sejam capazes de identificar, desenvolver e reter seus talentos.

A retenção de talentos ganha importância em um ambiente de negócios mais exigente. A rapidez e a complexidade desse ambiente exige que as empresas tenham um cuidado especial com seus profissionais, de modo a reter aqueles que tenham as competências necessárias para atuar e se destacar nesse cenário.

Em tempos de crise econômica, a retenção de talentos pode ser também uma grande aliada na redução de custos. Afinal, reter talentos significa manter aqueles que trazem melhores resultados e diminuir gastos relacionados à rotatividade de profissionais na empresa. A saída de talentos é muito custosa para uma organização, pois ele leva consigo toda a sua experiência e conhecimento. Quanto mais estratégico o cargo do profissional que está saindo, maior será o custo e o tempo necessários para substituí-lo, além de haver o risco de acontecer alguma descontinuidade no atendimento aos clientes.

É por este motivo que as organizações buscam apoio de empresas especializadas na criação e implantação de políticas eficientes de retenção de talentos. Outro cuidado especial é com o desenvolvimento das lideranças. O líder tem um papel fundamental. Ele deve ser capaz de potencializar o trabalho dos talentos e dar espaço para que possam crescer e se desenvolver.

Ela explica ainda que o ponto mais importante para que uma organização consiga reter talentos é justamente ter clareza do que significa talento para ela: cada empresa, de acordo com sua área de atuação ou filosofia, buscará talentos com competências específicas. Além disso, é essencial entender o que os talentos buscam na organização. Às vezes, a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento, mas elas não fazem sentido para seus talentos. Com isso, muitos acabam saindo em busca de oportunidades que atendam melhor as suas expectativas.

Garantir um ambiente de trabalho estimulante, dar espaço para que o profissional possa aprender constantemente e oferecer oportunidades de crescimento são, portanto, cuidados essenciais que uma empresa deve ter para reter seus talentos – retenção esta que, em muitos casos, é condição indispensável para que a empresa seja capaz de alcançar objetivos e sobreviver em um ambiente altamente competitivo e em constante transformação.

Karin Parodi, sócia-diretora da Career – empresa de consultoria especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Outplacement)                     HSM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *