A Comunicação Silenciosa

Imagem 117

A forma mais eloqüente de comunicação é aquela que acontece independente das palavras. Quando conseguimos estabelecer uma conexão com outros seres humanos através do coração, -a perfeita sintonia realizada pela energia do amor-, as palavras se tornam desnecessárias.

Para atingir tal capacidade, é preciso, antes de tudo, que estejamos com nossa sensibilidade plenamente desperta. Seres humanos fragilizados, escravos de suas emoções negativas, não conseguem abrir seus canais de percepção para sentir sua própria energia amorosa, nem a de seus semelhantes.

O primeiro passo para se libertar desta prisão, é observar nossas reações emocionais e buscar dentro de nós as causas para a ansiedade e a angustia que nos atormentam.

Somente quando conseguimos identificar as raízes desta negatividade é que a luz começa a surgir, ainda que timidamente, apontando-nos a rota para a saída.

É claro que o processo é longo e, muitas vezes, doloroso, mas a existência é generosa demais para com aqueles que desejam com toda a força de seu coração, libertar-se do sofrimento.

Ela sempre colocará em nosso caminho seres dispostos a nos estender a mão, e nos ajudar a vencer o medo e a resistência que nos impedem de ir ao encontro de nossa própria luz.

” Amor invoca amor e ódio invoca ódio. Tudo aquilo que nós damos retorna para nós. Essa é uma lei eterna. Assim, tudo aquilo que você deseja receber, é aquilo que você deve dar ao mundo. Você não pode receber flores em retribuição a espinhos.

…o amor nos junta e faz com que muitos se tornem um. Corpos físicos estão separados e continuarão separados, mas existe alguma coisa por trás dos corpos que se encontra no amor, que se torna um através do amor….A comunicação só é possível no amor.

…E lembre-se de que somente quando alguém ouve com o coração, e não com a cabeça, é que o ouvir acontece. Você pode me perguntar, ‘o coração também ouve?’ e eu lhe direi que sempre que o ouvir acontece, é sempre através do coração. A cabeça nunca ouviu qualquer coisa. A cabeça é uma pedra surda. E isso também é verdadeiro quanto ao falar. Somente quando as palavras vêm do coração, elas são cheias de significado. Somente quando as palavras vêm do coração, elas têm a fragrância das flores frescas; se não for assim, elas serão apenas envelhecidas e murchas, elas serão artificiais – flores plásticas.

…Palavras são indicações muito impotentes, mas se ouvidas em paz total da mente e em silêncio, elas se tornam potentes. Isso é o que eu chamo de ouvir com o coração.

Mas, geralmente, mesmo quando ouvimos alguém, nós permanecemos cheios de nossos próprios pensamentos. Esse é o ‘falso ouvir’. Então você não é um shravak, um ouvinte. Você está apenas sob a ilusão de que você está ouvindo, mas de fato você não está.

Para ‘ouvir corretamente’, é necessário que a mente esteja em estado de observação, completamente silenciosa. Quando você está apenas ouvindo e nada mais está fazendo, somente então você será capaz de ouvir e compreender, e essa compreensão se tornará luz e transformação dentro de você.

Se assim não acontecer, então você não está ouvindo a quem quer que seja, mas apenas a si mesmo, você permanece cercado por um tumulto enfurecido dentro de você. E quando você está envolvido dessa maneira nada pode ser comunicado a você. Então você parece estar vendo, mas não está; você parece estar ouvindo, mas não está.

Cristo disse: ‘aqueles que têm olhos para ver, que vejam. Aqueles que têm ouvidos para ouvir, que ouçam.’ Estava ele dizendo que as pessoas não tinham olhos nem ouvidos? É claro que elas tinham olhos e ouvidos, mas a mera presença de olhos e ouvidos, não é suficiente para ver e ouvir. Algo mais é necessário e sem isso a existência ou não existência de olhos e ouvidos dá no mesmo. Aquele algo mais é o silêncio interior e a consciência observadora. Somente quando essas qualidades estão presentes é que as portas da mente se abrem e algo pode ser dito e ouvido.

Da mesma maneira que tudo é claramente refletido através de um lago totalmente calmo, sem ondas, também é verdade que o divino será refletido em você quando você se tornar calmo e quieto como o lago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *