A Disciplina é a Chave para o Sucesso

O indivíduo bem disciplinado cumpre seus propósitos no momento certo e

centraliza as energias naquilo que realmente é importante para a realização

de seus projetos.

Muitas pessoas iniciam o ano com dezenas de projetos: estudar alguma língua estrangeira, concluir o curo de pós-graduação, economizar mais, levar a ginástica a sério, trocar de emprego e de carro. Chega um novo ano e a lista de promessas se repete, exatamente como ocorre com os políticos em tempos de campanha.

A razão para o fracasso desses propósitos é a falta de disciplina.

O sucesso é decorrente de uma mistura de autoconhecimento, disciplina, persistência, auto-estima e ação. O autoconhecimento permite explorar melhor nossas habilidades, buscar informações para superar pontos fracos e agir no momento mais adequado.

A disciplina determina as escolhas. O indivíduo bem disciplinado sabe fazer o que é certo no momento adequado, em vez de fazer o que é fácil, em troca de uma comodidade passageira. Ou seja: o indivíduo disciplinado sabe manter o foco em suas metas básicas, que levarão à realização de seus sonhos.

A auto-estima vai proporcionar-lhe auto-respeito e ajudar-lhe a manter uma atitude positiva diante das dificuldades. Desenvolvendo essa três qualidades, o sucesso será apenas uma conseqüência.

Existem várias formas de desenvolver a disciplina. Comece criando pequenos hábitos positivos. Se você estiver sempre atrasado, experimente adiantar seu relógio dez minutos e chegar ao local de seus compromissos antes do horário estabelecido. Faça o mesmo na hora de sair da cama: acabe com o hábito de dormir mais cinco minutos após o despertador tocar.

Procure disciplinar-se diariamente para melhorar seu desempenho no trabalho.

Você será o maior beneficiado adotando essa atitude.

Você tem tudo a ganhar quando oferece o melhor de você. Seja nas relações profissionais, familiares ou de amizade. Depois de desenvolver bons hábitos em pequenas atitudes do cotidiano, será mais fácil disciplinar-se para realizar metas maiores.

Quem é disciplinado consegue manter os propósitos em situações adversas.

Quando pensa em desistir, reforça as energias e trabalha mais ainda.

Pense nas coisas que você tem se proposto a fazer mas não deu nem o primeiro passo. Tem uma forte razão para não ter iniciado algum de seus projetos? Se não, que tal começar agora?

Assuma o controle de sua vida. Aprenda a ser independente, não espere nada de ninguém. Você é o único responsável por seu sucesso ou fracasso. Se ao longo de sua trajetória receber um “empurrãozinho” de alguém, será lucro.

Desenvolva a auto-estima, busque o autoconhecimento, seja disciplinado, adquira o hábito de terminar tudo o que começou. Mantenha o otimismo, a fé, a esperança. Adote uma postura positiva diante da vida.

Viva o agora. Agora é o melhor momento para aprender e lutar pela realização de seu sonho.

Mantenha a serenidade, controle a ansiedade, não espere retorno da noite para o dia. O importante é ter a consciência de que você está no rumo certo.

A disciplina é uma qualidade comum às pessoa realizadoras e bem-sucedidas.

Ela torna as pessoas livres, autoconfiantes, produtivas.

Que fazer para aumentar sua disciplina:

– Emoção – Controle seus impulsos, aja de acordo com seus propósitos, em vez de seguir suas emoções. Saiba fazer a coisa certa, no momento certo, mesmo quando gostaria de fazer justamente o contrário.

– Saiba ficar em silêncio – Pense antes de falar. Lembre-se: tudo o que disser será usado a seu favor ou contra você.

– Administre seu tempo – Planeje seus dias, siga seus planos, estabeleça prioridades.

– Controle suas finanças – Nunca gaste mais do que você recebe. Procure ter sempre uma reserva financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *