A Imagem do Vendedor e da Loja

Visitando uma loja da região sul de Santa Catarina deparei-me com uma situação no mínimo muito interessante; o gerente da loja estava chamando a atenção do vendedor sobre sua forma de vestir naquele dia – o vendedor estava sim mal arrumado e sua aparência parecia de um guerreiro vindo da batalha, derrotado. Qual o meu espanto ao ver a defesa do ‘guerreiro’: – olha, você pode até ter razão, mas vou te dizer uma coisa: sua função aqui além de cobrar resultados, disciplina, postura é de manter a casa organizada, certo? Sim respondeu o gerente. Então porque você não cuida da apresentação dos produtos da loja, as prateleiras e os balcões estão desorganizados, nossa vitrine tá horrível, as placas de sinalização estão feias. É fácil você se vestir muito bem e não cuidar da beleza da nossa loja.O gerente com muita paciência ouviu e concordou que o vendedor estava coma a razão e tomou a seguinte decisão: – de hoje em diante estou delegando para você os cuidados com a nossa loja, do mesmo jeito que você cuida da sua aparência, tenho certeza que as duas coisas irão melhorar. Esta situação além de divertida serve para refletirmos: os dois estavam errados, pois além de justificar o erro também passaram o tempo todo jogando a culpa pro outro e quem perde com isso são a loja e seus clientes. Há a necessidade de harmonizar os conceitos, ou seja, loja e profissionais precisam estar bem arrumados, apresentáveis e organizados criando-se um clima de profissionalismo e bem estar na empresa para receber bem os clientes. O importante nesta situação foi que ambos falaram o que estava desagradando e após esta conversa a coisa melhorou e muito: a loja hoje é referência em sua cidade e o vendedor é o que mais ganha prêmios quando as avaliações são para cuidados do ambiente interno, vitrine e exposição de produtos.

Todos da loja ganharam e os clientes então nem se fala!

Isso prova que cuidar do todo faz a diferença para atender bem e vender mais. Esta loja tem uma visível apresentação vencedora e nosso vendedor um verdadeiro vencedor. Tiveram que passar por situações difíceis, mas conseguiram, através da boa e às vezes tumultuada conversa entre eles, uma mudança fantástica. Como funcionam estas questões em sua loja???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *