A Importância da Liderança nos Processos de Mudança

Felizmente, já faz muito tempo que acabou o conceito de que os chefes eram contratados para pensar e os funcionários para executar as ordens. Talvez, alguns de vocês já tenham visto penduradas, placas como estas: “ Silêncio, Chefe pensando “ e “ Não perturbem, gênio trabalhando “ ou frases como estas : “ Você não é pago para pensar e sim para trabalhar “ e “ Manda quem pode e obedece quem tem juízo “.

Este período acabou, graças a Deus. Hoje, as empresas de sucesso incentivam seus funcionários a exercitar e utilizar sua criatividade. Existem algumas que motivam e permitem que os funcionários busquem os acertos, mesmo que no processo ocorram erros. Todos nós sabemos que são nas derrotas e nos erros que aprendemos mais, desde que sejam erros honestos, sem dolo, tentando acertar.

Atualmente, as empresas estão em busca de “ talentos “, gente de primeiríssima qualidade, criativos, empreendedores, automotivados, que exerçam o papel de Líderes nas organizações.

O que são líderes? Líderes são “ talentos “ que têm visão do todo, que sabem onde podem chegar, que se colocam no futuro, nos pontos para o qual devem convergir as forças que realizarão os sonhos e ao invés de empurrarem seus colaboradores em direção a este futuro, eles puxam, de acordo com a necessidade e a velocidade requerida por cada um, visando atingirem o objetivo juntos, ao mesmo tempo.

E qual é o papel do Líder? O papel do líder é criar condições para que a aprendizagem ocorra, a partir dos próprios indivíduos, motivados a aprender. Este é o Líder Orientador, e este tipo de líder é:

autocrítico;

capaz de ouvir e escutar;

aberto e flexível;

busca entendimento na falta de consenso;

investe nas pessoas e nos processos;

faz parte da aprendizagem;

cuida do próprio desenvolvimento.

As empresas estão atrás de profissionais que não sejam iguais a todos outros. Procuram pessoas que façam acontecer, que sejam comprometidas com o sucesso, que liderem os processos de mudança.

A liderança é estressante, a liderança é um doce prazer. Liderar é atingir e superar os objetivos junto com as pessoas.  Afonso Sergio Ferreira de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *