A Meta De Produção

Material: flip-chart, bolinha de tênis, fita crepe, folhas de papel A-4.

 

Desenvolvimento:

É necessário que se prepare a sala para o exercício fazendo um quadrado de aproximadamente 2 x 2 m no chão com fita crepe e colocando um alvo (que pode ser um pedaço de papel ou post it colado no meio.

 

Faça esse mesmo desenho num flip-chart para explicar o exercício aos participantes.

O facilitador deve solicitar oito voluntários para formar dois grupos de quatro pessoas. Denomine um grupo de “A” e outro de “B”.

E também solicitar mais dois voluntários que serão os gerentes, um para cada grupo. Fornecer a cada um do gerente uma folha com algumas informações escritas que não devem ser mostradas a ninguém. Entregar uma folha de papel em branco a todos os participantes que serão os observadores e que não deverão, também, mostrar o que está escrito na folha.

O facilitador pedirá que a Equipe B deixe a sala.

O facilitador dirá a Equipe A qual será a tarefa: amassar uma folha de papel em formato de bola e formem um quadrado humano com um jogador em cada canto em cima da marcação em crepe e atentar que o papel deverá estar no chão no centro do quadrado. Deve haver um mínimo de 2 metros entre cada jogador, e entre cada jogador uma folha de papel. A tarefa é trabalhar com seu gerente para alcançar um alvo de produção de 99% durante quatro minutos de trabalho.

A unidade de trabalho será alcançada quando o primeiro jogador jogar a bola para que esta bata no alvo na primeira tentativa e seja pega pelo jogador no lado oposto do quadrado. O jogador que pegar a bola então joga a bola para o jogador à sua direita. Essa pessoa então quica a bola no papel, etc. Isto continua até que o alvo seja acertado quatro vezes. Se errar o papel, largar a bola, ou passar para a pessoa errada resulta em falta de produção. Seu gerente organizará seus esforços, anotará o placar e determinará se o alvo foi atingido.

Todos têm dois minutos para se arrumar. O exercício começa assim que o facilitador apitar. Solicitar ao gerente que prepare sua equipe.

Ao final do exercício agradeça à equipe e ao gerente, peça a eles que sentem e observem a Equipe B.

Dê Novas Folhas De Instruções Aos Observadores.

A seguir é a vez da Equipe B. Dê a ela as mesmas instruções que você deu à Equipe A. Apite e deixe a Equipe B fazer o exercício.

As instruções dadas a cada gerente foram diferentes.

O gerente da Equipe A se comportou de maneira autoritária, abusando verbalmente dos membros da equipe pelos erros, punindo a equipe por falta de desempenho, não partilhou informações sobre o alvo ou métodos e, em geral, estabeleceu uma atmosfera disfuncional de trabalho.

O gerente da Equipe B, por outro lado, tentou facilitar, encorajar e permitir à Equipe B atingir seu alvo. E, claro, os observadores tiveram instruções para espelhar as personalidades dos gerentes.

O facilitador abre a discussão sobre como as duas equipes se sentiramdurante o exercício, o que aprenderam com ele e deverá ser criado o link com o material que irá apresentar.

 

INSTRUÇÕES PARA O LÍDER DA EQUIPE “A” Você deve assumir controle total do que estiver acontecendo e dizer à sua equipe o que eles tem que fazer. Não permita nenhuma discussão. Diga à equipe que não há tempo para discutir e que você já jogou este jogo antes e sabe exatamente o que tem que ser feito. Não dê encorajamento à sua equipe; apenas enfatize que eles precisam fazer o que lhes é dito. Quando o jogo começar, grite com eles e critique seus estilos. Quando errarem, culpe-os por não terem seguido suas instruções. Se errarem por pouco −a bola erra o papel ou cai − NUNCA dê à sua equipe o benefício da dúvida. Reclame dizendo que você só aceita o melhor e que não precisa de favores para atingir sua cota. Reclame e critique mais e mais à medida que perder as unidades de produção. Mesmo que a equipe alcance 99% de produtividade, ou se aproxime disso, não os parabenize ou elogie. Simplesmente suponha que eles estão fazendo o que são pagos para fazer.

 

INSTRUÇÕES PARA O LÍDER DA EQUIPE “B” Este precisa ser um verdadeiro esforço de equipe. Estimule sua equipe. Pergunte se alguém já jogou este jogo antes. Se você tiver tempo, faça uma rodada de treinamento. Estimule sua equipe sempre. Dê-lhes “feedback” positivo.Se houver uma dúvida − a bola quase acertar o papel ou alguém quase deixar abola cair − dê à sua equipe o benefício da dúvida.

Elogie-os toda vez que algo for feito, especialmente se for bem feito. Crie uma atmosfera positiva, bastante encorajadora. Ao final do jogo, parabenize sua equipe e agradeça pelo trabalho bem feito, não importando se eles alcançaram a cota de produção.

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