A Mulher Nas Empresas Familiares ( I )

Homens e mulheres estão num emaranhado confuso de caminhos e decisões que podem afetar profundamente as suas vidas nos dias atuais, como reflexo da velocidade com que ocorrem transformações sociais. Sugerimos alguns caminhos para aquelas que desejam chegar mais cedo às suas metas, aos seus sonhos, com esforço e luta, usando sua inteligência e capacidade, sem sofrer com a ditadura do espelho ou modismos do corpo :

1. acompanhar as mudanças sociais e os novos papéis, tanto no lar, como nos negócios, entendendo que reciclar conhecimentos é fundamental, para o crescimento, como pessoa ou profissional.

2. não confundir papel feminino com masculino, virando um coronel de saias, quando tiver o poder e comando de pessoas no seu negócio.

3. manter-se jovem, seja no corpo, na alma, no espírito, não jogando em outras pessoas frustrações de carreira ou vida pessoal, mas entendendo que fazem parte do seu processo de crescimento.

4. cultivar a vida espiritual, sempre que possível, buscando o equilíbrio entre corpo e mente, para ter uma vida melhor.

5. não se acomodar julgando-se velha demais para estudar ou recomeçar a vida, “já que ela começa aos 40”…e também exercer atividades sociais ou de filantropia preenchendo a sua vida com fins mais úteis do que fazer fofoca nos portões de casa, academias, salões de beleza ou mesmo gazetear na noite ou avenidas da cidade

6. acreditar que tem talento, para assumir maiores responsabilidades, seja na manutenção da família com o parceiro ou nos negócios, dividindo papéis e decisões. Lutar para manter sua individualidade e integridade ética sempre !

7. ter sensibilidade para negociar os papéis no lar com o parceiro, buscando o equilíbrio de tempo e esforços de cada um, além do estabelecimento de limites para os filhos…para evitar danos maiores, pela liberdade excessiva ou temor dos pais.

8. jamais deixar de sonhar, porque os sonhos irão te manter viva, forte, vibrante, disposta a correr riscos, a buscar o impossível…sonhos são alimentos que necessitamos no dia-a-dia e nos mantém fortes para todos os tipos de batalhas, sejam pessoais ou profissionais…

9. saber lidar com a WEB (internet), não só como fonte de pesquisas, mas também com alguns cuidados com os filhos, já que sem filtros e com exageros muito lixo estará entrando na sua casa…

10. correr atrás de todas as oportunidades de crescimento, seja indo a feiras, viagens pessoais ou profissionais, visitando clientes e fornecedores, participando de cursos e palestras, que possam agregar conhecimentos ao seu perfil, seja pessoal ou profissional.

11. se fizer parte de negócios familiares, entender que é necessário ter um conhecimento maior sobre deste modelo de empresa, evitando “cair do cavalo” porque não tinha informações especializadas sobre gestão familiar.

12. seguir em frente, sempre, buscando energia nas pequenas vitórias como se fossem grandes feitos, afinal, de grão em grão, você pode ter uma colheita de oportunidades realizadas e chegar onde sempre desejou…

Lembrar que o sucesso depende como sempre do equilíbrio entre o que faz bem ou não e a felicidade é uma conquista constante, em degraus e momentos consecutivos…quem parar, perde o trem, seja do sucesso,da paz, da felicidade…

Algumas dicas de leituras : Mulheres Alteradas:I,II,III,IV (Maitena), As Herdeiras (R.Bernhoeft), O Princípio Dilbert (Scott Adams), Ensinar Aprendendo (Içami Tiba), A Ética na Empresa Familiar (João Bosco Lodi), O Jeito Brasileiro de Administrar de Lilian Gonçalves (Rainha da Noite em São Paulo), “Dicas de Sucesso para Novos Empresários” + Amar é Preciso + Os Caminhos Para uma Vida a Dois (Maria Helena Matarazzo), Gestão Viva (Jair Moggi), Zapp em Ação (Alfredo Pires de Castro).

Algumas dicas de sites úteis : www.bolsademulher.com.br (bem estar, comportamento,serviços,cursos,terapias,moda, acessórios) / www.juliolobos.com.br (autor dos livros Adeus,Amélia e Mulheres que Abrem Passagem) / www.workshop.com.br (autor Márcio Miranda, DVD sobre Negociação para Mulheres) / www.work.com.br ou www.dulcemagalhaes.com.br (Dra.Dulce Magalhães, educadora de adultos, ótimos artigos).

Alguns sites para baixar artigos do autor : www.remade.com.br (opiniões), www.agrolink.com.br (colunistas…joão mariano de almeida ….), www.faconsultoria (secretarias….colunas…joão mariano de almeida ….), www.revistasim.com.br (opinião), www.vendamais.com.br (varejo + empreendedorismo), www.cade.com.br ou www.altavista.com ou www.google.com.br (empresas familiares…joão mariano de almeida) .

Autor: Prof.João Mariano de Almeida, pós em Rh, mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981 em PMR-Projetos de Melhorias de Resultados (Produtividade/Qualidade/Processos, RH/Avaliação Desempenho/Política Salarial/Plano de Carreira/PPR-Participação nos Resultados / Reduzir Custos/Desperdícos, Marketing/Vendas/Gerar Novos Negócios, Formar e Reciclar Lideranças e Programas Motivacionais), em negócios familiares. É autor dos áudios (cd´s-voz) “AS 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, já disponíveis na região. Realiza também palestras com fins sociais, para recolher alimentos e doar para asilos e outras entidades sociais. Cel. (17) 9702-1007 / pmr.mariano@bol.com.br / pmr_almeida@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *