Admistração do Tempo II

Benefícios obtidos com uma melhor administração do tempo:

Desenvolve uma perspectiva real do que a vida oferece e como pode ser vivida;

Permite aproveitar mais a vida;

Possibilita maior domínio e controle do trabalho;

Evita pressão interna e pressões externas;

Segurança e objetividade do trabalho;

Aumenta a produtividade;

Mantém o equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional;

Combate celulite e flacidez, melhora o condicionamento físico.

A pessoa que não administra o seu tempo é porque passa a maior parte do dia pensando no que fazer em 1º lugar, outra parte recomeçando o trabalho interrompido e finalmente a outra reclamando que não teve tempo para nada.

Fatores a serem observados que contribuem para modificar-mos algumas atitudes através de nossa própria conscientização, nos levando a pensar nos seguintes fatos:

Estamos dando o tempo certo às coisas realmente importantes ?

Estamos mantendo o equilíbrio adequado entre nossas atividades de rotina e as de inovação a longo prazo ?

Nossas atividades de combate ao fogo (atividades de emergência) estão reduzidas ?

As interrupções desnecessárias estão sendo permitidas ?

Estamos realizando tarefas desnecessárias ?

Estamos pulando de tarefa em tarefa sem conclui-las ?

Pronto temos um perfil de nosso comportamento diante do tempo, o que e como devemos mudar está em cada um de nós.

Desperdiçadores do tempo:

Não definição / Classificação das metas;

Não fazer plano diário;

Prioridades não claras/ falta prioritização ;

Alteração constantes de ordens e de prioridades;

Não antecipar prováveis acontecimentos futuros e não se preparar para eles;

Não se prevenir contra problemas rotineiros;

Empreendendo mais do que pode menos estimativa de tempo não realista;

Sobrecarga de trabalho;

Atrasos;

Barulho;

Desorganização pessoal;

Arquivos desorganizados;

Responsabilidade e autoridades confusas;

Não se ajustar a mudanças;

Treinamento deficiente;

Excesso de controle e Reuniões improdutivas;

Fazer eu próprio / não delegar;

Não saber dizer não ;

Excesso de material para ler;

Excesso de comunicação;

Falta de comunicação;

Inexistência de padrões / critérios;

Falta de diretrizes;

Não adaptação / resistências à mudanças.

Conclusão:

O Tempo é um recurso precioso, que não pode ser recuperado, ou expandido, portanto saiba usá-lo pois ele proporciona oportunidades iguais para todos.

Referência bibliográfica:

Henrique da silveira Neto, Fernando – O profissional da informática – Xerox livro fornecida pelo professor.

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