Além Da Renda Variável

 

Com a finalidade de melhorar o desempenho de seus executivos, muitas empresas usam programas de incentivos de longo prazo. Mas você sabe como eles funcionam?

Com a finalidade de melhorar o desempenho de seus executivos, muitas empresas usam programas de incentivos de longo prazo. Mas você sabe como eles funcionam?
Existem os incentivos que estão atrelados à concessão de ações. O primeiro deles é chamado de “stock options” (opção de ações), em que a pessoa tem o direito de comprar ações por um preço fixo em determinados períodos. Também existem as ações restritas, nas quais existe um prazo mínimo para venda, por exemplo.
Uma outra alternativa usada pelas empresas são as ações por performance, que são similares às restritas, porém com a concessão atrelada ao alcance de metas mínimas de desempenho.
Mas quem pensa que os programas de incentivos de longo prazo estão limitados à renda variável está enganado. Existe, por exemplo, o bônus de longo prazo, que nada mais é do que um benefício pago num prazo maior pelo alcance de metas.
Outra forma de incentivo é a opção de ação fantasma, que nada mais é do que o pagamento em dinheiro ou em unidades fictícias, baseado no crescimento da empresa em determinado período.
Pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Mercer mostrou que 60% das 171 empresas analisadas ofereciam programas de incentivos de longo prazo, sendo que 90% delas utilizavam a seguinte distribuição:
• Ações por performance: 25%;
• Ações restritas: 55%;
• Stock options: 55%;
• Bônus de longo prazo: 50%;
• Opções de ações fantasmas: 50%.
De acordo com a pesquisa, 30% das empresas pretendem rever as diretrizes do plano de incentivos de longo prazo, face à recente volatilidade de mercado. Dentre as principais ações planejadas, estão mudança do tipo de plano, redução dos valores de concessão, mudança dos indicadores de performance e extinção do programa (que atinge uma minoria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *