Algumas Dicas Para Utilizar o Feedback com Sucesso

O feedback é uma informação especial que requer habilidades de percepção e acuidade sensorial, confiança mútua, habilidade técnica e sensibilidade aos sentimentos dos outros. É uma informação que flui entre pessoas e que se relaciona com suas interações no aqui e agora.

De uma maneira geral, para que o feedback seja útil, a pessoa que o recebe deve entender a informação, ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.

O feedback efetivo é a informação que pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo – não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém a relação, aberta, saudável e intacta. Valida o processo para interações futuras.

Leonardo Bueno consultor de PNL

Como passar o feedback

– diga o que a pessoa fez de certo.
– dê sugestões do que pode ser melhorado.
– finalize fazendo sempre uma avaliação positiva.

A) Assinalando os acertos

Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes e não ao indivíduo como pessoa.

Faça sempre descrições sensoriais que sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu e ouviu especificamente.

B) Dando sugestões criativas

Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.

Faça colocações em termos de comportamento observável e específico (não geral ou global – alucinatório). Inclua exemplos de quais são as áreas de alto e baixo desempenho, além dos comportamentos específicos e sensorialmente observáveis que aparecem limitando ou contribuindo para a efetividade do trabalho.

Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem atitudes defensivas por parte do ouvinte.

C) Finalizando reforce a autoestima

Faça uma apreciação geral positiva, dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.

Inclua nesta apreciação aprendizados que você possa levar consigo.

COMO RECEBER O FEEDBACK

O Feedback é uma fonte retroalimentadora da comunicação. Ele nos dá a oportunidade de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento, mantendo-o sempre atualizado.

Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto como parte do processo. Quando você receber algum feedback lembre-se “não existem fracassos, apenas resultados”.

– Escute Atentamente
– Não Se Coloque Na Defensiva. Mostre-Se Receptivo Ao Feedback.
– Parafrasear O Que Escuta Para Checar A Percepção.
– Fazer Perguntas Para Esclarecer E Pedir Exemplos. Faça Perguntas De Forma Que A Pessoa Tenha Que Lhe Dar Descrições Sensoriais Específicas.
– Recolha Informações Adicionais De Outras Pessoas E Observe Seu Proprio Comportamento E As Reações Dos Outros.
– Procure Modificar Na Direção Sugerida E Observe Os Resultados.
– Ao Finalizar Agradeça Sempre.

Algumas Dicas Importantes:

– Quando Receber Um Feedback Não Discuta. Nào Importa O Que Seja Dito, Não Se Oponha A Descrição, Não Se Defenda.

– Receba As Diferenças Como Uma Oportunidade De Aprender Algo Novo, Ainda Que Seja Só Um Ponto De Vista Diferente Do Seu.

– Agradeça Com Verdadeira Intenção.

Critérios Para O Feedback Positivo

Feedback Efetivo

Descreve o comportamento

É específico

Chega tão cedo quanto apropriado

É direto

O emissor assume a responsabilidade

Inclui os sentimentos reais do emissor

É clarificado

Levanta questões relevantes

Especifica as conseqüências

É solicitado ou desejado

Refere-se a comportamentos sob o controle do receptor

As necessidades do emissor e do receptor são levadas em consideração

Afirma o valor do receptor

Reconhece o processo

Separa a pessoa do comportamento

Feedback Inefetivo

Avalia e julga o comportamento

É geral

É retardado, guardado e descarregado

É indireto ou ricocheteado

A responsabilidade é transferida

Os sentimentos são ocultados, negados, alterados ou distorcidos

Não é clarificado

Levanta questões que são afirmações.

As conseqüências são vagas ou inespecíficas

É não solicitado ou imposto

Refere-se a comportamentos que não estão sob o controle do receptor

É distorcido pelas necessidades do emissor

Nega o valor do receptor

Ignora o processo

Não separa a pessoa do comportamento

Respostas Ao Feedback

Positivas

Ouvir cuidadosamente

Agradecer

Clarificar

Verificar

Avaliar

Incorporar

Observar mais

Negativas

Argumentar

Ignorar

Negar

Explicar

Justificar

Escusar-se

Projetar

Resistir

Defender-se

Distorcer

Lutar

Culpar-se

Esquecer                                  Armando Ribeiro

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