Aposentadoria

A aposentadoria é uma nova etapa na vida de cada pessoa. É o momento esperado para realizarmos tudo aquilo que não foi possível durante os anos de trabalho produtivo: viagens, cursos, leituras, prazeres e tantos sonhos que adiamos.

Por isso, tenho praticado atividades que são prazerosas para mim. Marcenaria sempre foi meu hobby e existe uma escola aqui em SP que ensina a marcenaria com um enfoque mais terapêutico do que profissional. As pessoas e o ambiente são ótimos. Estou praticando golf, pela primeira vez na vida, e um dos meus filhos, às vezes, me faz companhia. Estou gostando do esporte e quando meu filho me acompanha tenho oportunidade de conversar longamente com ele, como nunca pude fazer em toda minha vida sempre absorvida pelo trabalho obsessivo.

Outra atividade é a dança de salão. Faço aulas particulares com uma bela professora (estímulos positivos nunca são demais) e a partir da próxima semana, minha esposa, que já dança razoavelmente bem, irá junto e isso será ótimo para o casal. Em seguida, participaremos de um dos grupos de alunos da escola.

Recentemente fiz uma cirurgia de desvio de septo e agora respiro muito melhor. Vinha protelando essa intervenção há pelo menos uns 20 anos. A voz ficou mais firme e menos anasalada. Talvez isto me conduza a uma outra experiência, praticar karaokê, por que não?

Organizei meu escritório “doméstico”. Leio muito sobre assuntos variados e estou aprendendo muita coisa a respeito de investimentos. Tenho estudado mais um idioma, além do nativo e do inglês.  É o meu cantinho particular dentro de casa.

Também comecei a planejar minhas viagens para o próximo ano, entretanto, desta vez, na divertida condição de turista e não mais como executivo em viagens de negócios.

Todas as manhãs, invisto 2h e 30min  em alongamentos, caminhadas e corridas. Essa prática é embalada por boa música que se encontra em meu iPod. Isso ajuda muito o corpo, a mente e gera auto-confiança. Ao final do ano, se as condições físicas já permitirem, vou participar da São Silvestre onde o objetivo será concluir a prova, não importa em quanto tempo. É algo que penso  fazer desde jovem. Coisa de paulistano…

Algumas semanas atrás, eu e minha mulher fizemos um vôo de balão no interior de SP, na zona rural de Itapetininga. O vôo foi muito bem conduzido por um piloto bastante experiente. Ao final do vôo, no local da aterrissagem, tivemos um café da manhã seguido de champanhe. A propósito, o piloto sabia usar muito bem o GPS e o sistema de comunicação, diferentemente do padre que morreu após sua aventura maluca, utilizando centenas de balões de festa.

A próxima aventura será um vôo de asa delta, decolando da pedra da Gávea no Rio de Janeiro.

Acima de tudo, o mais importante é que estou feliz, leve e descontraído. Nunca havia experimentado essa sensação durante minha vida estressante de trabalho intenso.
Foi imprescindível, para usufruir desse privilégio, ter programado meu futuro financeiro com muita antecedência, através de economias e investimentos e, principalmente, pela existência de um plano de previdência privada, patrocinado pela empresa na qual trabalhei. Isso, na minha opinião, é fundamental para uma aposentadoria mais segura, tranqüila e ativa. Facilita a continuidade da convivência social com os colegas do network que seguem na ativa e que foram bons parceiros e, em alguns casos, até se tornaram bons amigos.

Resumindo, para uma boa aposentadoria, além de seguir dispondo de uma condição financeira não tão distante daquela referente ao período na ativa, é essencial continuar sonhando, buscar ampliar os conhecimentos, estabelecer metas, vivenciar paixões como hobbies, esportes, aventuras, pets, etc.,etc. e assumir uma atitude positiva em relação à vida e com as pessoas que nos cercam e de quem realmente gostamos.
Não mencionei uma boa saúde, pois ela é essencial, por isso, aos que pensam na aposentadoria é importante que invistam ou protejam a saúde o mais cedo possível. Caso contrário, no futuro, vão dizer:  “Ah, se eu pudesse voltar no tempo…”

Edison Bisconti -Ex-diretor de logística de empresa com âmbito internacional no segmento têxtil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *