Aprenda A “Não Fazer Feio” Nas Dinâmicas De Grupo

Você tem um currículo de dar inveja, mas toda vez que vai participar de uma dinâmica de grupo sente aquele calafrio, como se estivesse perdendo a vaga. Já chegou a desistir de concorrer em processos seletivos com medo das dinâmicas? Mas que terror é esse? As

Dinâmicas não passam de atividades psicológicas que vão avaliar se o seu perfil, tanto profissional quanto emocional, corresponde com a vaga em aberto.

“A dinâmica faz o casamento entre o currículo e o perfil do profissional”, explica Gisela Kelly Ferreira, consultora de Recursos Humanos, responsável por Dinâmicas de Grupos da Dow Right. “Por meio de atividades psicológicas, o selecionador irá avaliar seu comportamento mediante o grupo. Ele irá analisar como você senta-se, refere-se aos colegas, fala, comporta-se nos jogos em equipe, até mesmo como está vestido e qual é a sua postura frente a determinado assunto.”

Segundo Gisela, “não adianta querer disfarçar, o tímido sempre será timído e o falante, sempre falante. Eles podem se adaptar ao comportamento exigido em determinada atividade, mas jamais mudar”.

Por isso é que não existe certo ou errado nas dinâmica de grupo, muito menos situações engraçadas. O que ocorre são momentos inusitados, já que os candidatos estão, na maioria dos casos, tensos e ansiosos. E o selecionador sabe diferenciar este nervosismo ocasional. “Ninguém será desclassificado só porque estava nervoso. O que avaliamos é o perfil psicológico.”

As dinâmicas não avaliam sua capacidade profissional. Muitas vezes, excelentes trabalhadores acabam perdendo a vaga para outros menos capacitados, mas que têm um perfil psicológico que se encaixa naquilo que a empresa precisa no momento e que o auxiliará a agir de acordo com os objetivos da organização.

“O importante mesmo é a espontaneidade. Seja você mesmo, não tente imitar ninguém, mostre seu potencial, saiba se vender. Com certeza, os resultados serão os melhores possíveis”, garante a consultora da Dow Right.     Juliana Falcão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *