Aprenda A Perder

TOC1

Você sabe perder?

Calma, que eu não mudei de lado e não vim aqui para fazer uma “apologia” às derrotas. Eu continuo firme na minha missão de ser otimista, motivado e motivador.

E não estou falando para você se conformar por que perdeu num jogo de algum esporte qualquer, uma partida de baralho, dama ou xadrez, mesmo jogado sem valer absolutamente nada.

Quero falar das perdas que acontecem de maneira muito mais significativa na vida de cada pessoa.

Pode até parecer um paradoxo, por que todo mundo é educado, treinando, incentivado a vencer, ganhar, superar, conquistar, realizar. E, por que então vem o Sigmar para falar em Aprender a Perder?

Em primeiro lugar, por que todos nós, em algum momento perdemos. Sim. Perdemos coisas, objetos, perdemos tempo, às vezes perdemos a esperança, perdemos oportunidades. Mas, existem outras perdas inevitáveis que podem marcar de forma bastante profunda a vida de cada pessoa.

Perdemos pessoas, entes queridos que nos deixam ao deixarem de existir nesta vida terrena.

Perdemos negócios. Às vezes perdemos a nossa fonte de sustento, que pode ser um emprego ou um negócio próprio que por alguma razão deixa de existir.

As perdas além da dor, causam sentimentos de frustração, muitas vezes de impoténcia.

Claro que a vitória e a vontade de vencer é sempre algo positivo, funciona como um desafio e estímulo para ajudar a melhorar os pontos mais fracos ou estimular os mais fortes, mas competição saudável é aquela em que não existe a obrigação de ganhar. E assim como vencer colabora para melhorar a autoconfiança, perder também tem seu lado positivo. Tem muito a ensinar.Com isso é importante destacar que muito mais que aprender a jogar, é preparar-se para superar qualquer sentimento de fracasso e conquistar confiança suficiente para enfrentar diversas situações difíceis que acontecem na vida. Tenha consciência de jamais criar expectativas sobre resultados e entender que ganhar não significa ser superior, assim como perder não significa ser inferior.

O verdadeiro objetivo de qualquer competição é atingir seu melhor resultado, mesmo que nem sempre seja possível a vitória. Acima de tudo, compreender que uma conquista honesta, sem trapaças, vencida pelos próprios méritos, tem muito mais valor.Mas acima de tudo é importante aprender a perder. Por que perder faz parte do jogo da vida. Sigmar Sabin –sigmarsabin@bomdiahoje.com.br –www.bomdiahoje.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *