Apresentação de idéias

Muitas idéias foram abandonadas porque seus idealizadores não souberam apresenta-las de forma eficaz. Na vida profissional, a expectativa que os empregadores têm a nosso respeito é que sejamos capazes de conseguir realizar nosso trabalho sempre com o menor custo e com o maior benefício. Ou seja, em outras palavras, eles querem que, com criatividade, consigamos soluções para os problemas que se apresentam. Para isso precisamos ser criativos, cheio de idéias. Algumas serão implementadas sem a necessidade de apresentação. Outras precisarão antes de aprovação, e para isso, terá que apresenta-la, e para isso precisará ser hábil, precisará pensar em como fazê-lo, de modo a conseguir o que você quer.

O que é preciso?
. Preparação

Pense:
– Qual o objetivo? O que quero?
– Fiz um resumo, um esboço?
– A quem vou apresentar?

Dependendo do nível dos participantes, você determinará o nível de detalhe a ser apresentado. Os detalhes devem existir, porém ocultos na apresentação para serem utilizados se necessário for.
– Domino a matéria?

Se certifique de conhecer tudo o que for possível sobre o tema.
– Que objeções poderão ser levantadas?

Antecipe-se a elas.
– O tema é de interesse? Os envolvidos já possuem algum conhecimento dele?

Se for possível, antecipadamente, ao enviar o convite para a reunião, faça um breve resumo do que será tratado pra que os participantes possam também estar preparados e evitar ter que fazer outra reunião para solução final.
– Que formato utilizarei para apresentar? Em tópicos isolados, sobre-postos ou enfatizando um como o principal e os demais como apoio?
– Que recursos precisarão ser utilizados? Microfones, flip chart, data show.

Se certifique de que funcionem.
– Tenho domínio deles?
– Estou convencido de que é o melhor caminho?
– Tenho alternativa? Plano B.
– Quanto tempo precisarei?

Lembre-se de que uma assistência, não importa de que tamanho seja, dificilmente se manterá atenta por mais de 40 minutos e mesmo assim, não conseguirá reter mais do que um terço do que foi dito, então seja objetivo, porém, sem perder qualidade. Sendo necessário mais tempo, procure envolver as pessoas ou então faça um pequeno intervalo antes de prosseguir.
– A sala que será utilizada comporta confortavelmente todos os convidados?

Livro, Eu, Produto: Conhecendo E Desenvolvendo Suas Habilidades – J. Martins – Editora: JRM Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *