As Mulheres E A Evolução Na Sociedade

Parabenizo a fantástica atuação do sexo feminino não apenas no mercado de trabalho, mas também em todas as outras funções exercidas por elas…

As mulheres e a evolução na sociedade

 

Elas se dedicam aos filhos, ao trabalho, aos estudos, às suas casas, e ainda conseguem arranjar tempo para o salão de beleza e a saúde. Ainda me pego, às vezes, perguntando-me: como as mulheres do mundo contemporâneo conseguem essa façanha? Por isso, dedico esse texto a essas pessoas de dupla, tripla e quantas mais jornadas elas conseguem fazer: as mulheres.

Há aproximadamente duas décadas, o cenário feminino no mercado de trabalho era completamente diferente do que vemos hoje. Empresas e sociedade não facilitavam seu ingresso no mercado de trabalho e, menos ainda, em cargos executivos. Nessa época, conciliar a vida dos filhos e a carreira era bem mais complicado. Era comum as empresas terem uma postura inflexível com relação a horários, por exemplo.

Felizmente, hoje em dia o cenário é no mínimo muito diferente. Há companhias que oferecem regalias e benefícios atraentes para as mulheres que acabaram de dar à luz. Algumas propõem seis meses de licença-maternidade, ou trabalho home office e flexibilidade no expediente. Isso tudo para incentivá-las na atuação dentro da companhia. Além disso, alguns serviços têm sido alterados ou criados para que atendam à demanda crescente de mães que trabalham. Entre esses exemplos podemos constatar escolas que oferecem atividades em período integral aos filhos, escolas com sistema de câmeras, no qual as mães podem ter acesso a qualquer momento para que vejam o que os filhos estão fazendo e de que maneira estão sendo cuidados.

 

Mulheres na liderança

Inúmeros estudos revelam um grande crescimento das mulheres no mercado de trabalho. Atualmente, a cada dez empresas, uma média de cinco são lideradas por mulheres. Para complementar, há uma outra pesquisa, realizada pelo Great Place to Work, que mostra que no Brasil 36% dos cargos de liderança existentes nas 100 melhores empresas para trabalhar são ocupados por mulheres.

Entretanto, quando se fala em posições políticas, a presença delas ainda é muito baixa. Mesmo assim, várias delas já ocupam cargos relevantes: prefeitas, deputadas, senadoras e até mesmo presidentes. Em 2010, Dilma Rousseff foi o nosso grande exemplo. Além de nós, outros países como Coreia do Sul, Costa Rica, Chile e Alemanha possuem, ou possuíram, mulheres em cargos semelhantes.

Contudo, ainda há grande divergência no requisito remuneração entre os cargos masculinos e femininos. Em levantamento realizado pela Mercer e divulgado no final de 2012, enquanto um homem no cargo de CEO ganha um salário de R$ 64.000,00, uma mulher, exercendo a mesma função, recebe R$ 45.653,00, uma diferença de 42%. Já num estudo feito pelo Data Folha, a renda feminina aumentou 83% nos últimos dez anos, contra 45% dos homens. Embora percebamos um aumento significativo, a remuneração delas continua inferior. O montante recebido por elas em 2012 equivale ao masculino de 2003. Por fim, reitero que as empresas inteligentes e modernas de verdade não possuem mais distinção entre os sexos.

Diante de tudo isso, parabenizo a fantástica atuação do sexo feminino não apenas no mercado de trabalho, mas também em todas as outras funções que exercem. Mulheres, ajam como verdadeiras agentes de mudança e, espero nos próximos anos conhecer e entrevistar muitas executivas e profissionais competentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *