As Organizações e a Sazonalidade

Sazonalidade é uma expressão que diz respeito a época ou período. É algo que ocorre respeitando uma ordem lógica ao longo de um período e que se repete de tempos em tempos, como o Natal, Dia dos Pais e das Mães, Carnaval, a colheita do café, o corte da cana, entre tantos outros eventos, que só verifica-se em alguns meses do ano.

Tratando-se de empresas comerciais, industriais e do comércio como um todo, podemos definir sazonalidade como um ciclo de comportamento variável do mercado em determinado período. Essa variação pode ser tanto para mais, como para menos. É geralmente definido, em alguns casos, como safra, alta safra, temporada e em outros casos como alta estação, baixa estação, o que ocorre conforme as alterações sofridas em determinado período quando sai da média, ou seja, algo não uniforme.

 

Se tomarmos como exemplo uma empresa que comercializa uma linha diversificada de produtos, a sazonalidade significa – isso no período de alta estação – que em determinado mês as vendas foram superiores as do mês anterior. É plausível que a organização mantenha uma determinada quantia para ser utilizado, como um socorro, nos períodos de baixa estação para manter o estoque e as vendas aquecidas.

Os períodos sazonais, tanto de baixa como de alta estação, são avaliados como o ciclo de grandes desafios para o comércio e indústria assegurar e manter os lucros, por isso para obter esse tão desejado “sucesso” nestes períodos é necessário se planejar com antecedência e ser bastante criativo. O merchandising, igualmente, é uma ferramenta, se bem usada, que também deve ser utilizada como suporte de vendas. Ele induz o cliente a adquirir o produto, mostrando os seus pontos positivos e isso faz com que haja um maior aquecimento nas vendas.

Porém, de nada vai adiantar utilizar a criatividade se faltarem mercadorias nas prateleiras. Em períodos sazonais, principalmente, no verão, Natal, Dia das Mães e no Nordeste, o São João, é fundamental planejar as compras com antecedência. O primeiro procedimento é prever quais serão os artigos mais procurados neste período. O ideal é que haja um mix de produtos com mais destaque para os que possuem maior crescimento em volume de vendas nesta época, tomando como parâmetro as vendas do ano anterior neste mesmo período.

Após classificar estes produtos é muito importante colocá-los em local adequado, dando destaque a essas classes de mercadoria – as mais vendidas – ampliando o seu espaço nas prateleiras. Essa atitude provoca maior visibilidade e diminui as possibilidades de falta da mercadoria na vitrine e estimula o consumidor a adquirir o produto. Esse mecanismo proporciona à empresa maior probabilidade dos negócios serem realizados. Portanto é muito importante que o empresário se programe com uma antecedência razoável, para não ser surpreendido e perder vendas.

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