Atualidade

Objetivo: Introduzir tema Atualidade

Material: Tiras de papel – Canetas – Flip Chart – Pincel

Tempo: 30’

Desenvolvimento:

Primeira Etapa – Preparação

Entregar filipetas de papel e canetas para cada participante e solicitar que individualmente e sigilosamente pensem e escrevam um assunto relacionado à realidade atual (do país, de determinado ou mesmo no mundo)

Nota:  é importante que o assunto seja bem específico, evitando termos muito genéricos

Recolher todos os papéis com os devidos temas e redistribuir para o grupo

Nota:  pode ocorrer do participante tirar o tema que ele próprio escreveu ou o mesmo tema ser indicado mais de uma vez

Solicitar que cada um leia silenciosamente o tema que tirou, tomando cuidado para que o colega não veja do que se trata.

 

Segunda etapa – Desenvolvimento

Explicar para o grupo que neta etapa, cada um deverá pensar numa forma não verbal de representar para o grupo, o assunto que está descrito no seu papel.

Nota: vale representar através de mímicas, desenhos, gestos, etc. Pode-se dar indicativos para o grupo na medida que este acera, se aproxima ou erra. Ex. sinais de cabeça, como sim ou não – sinais com a mão, como positivo ou negativo ou mais ou menos, etc.

Enquanto um representa os demais tentarão descobrir e dizer o assunto que está sendo representado.

O facilitador deve ir anotando o nome dos acertadores e o número de vezes que estes acertaram.

Nota: O jogo inicia com um voluntário, sendo que todos os participantes, inclusive os que tiverem temas já representados, deverão representar, mudando neste caso a forma de apresentação.

 

Terceira Etapa – Fechamento

Após todas as representações, verificar como o grupo se sentiu.

Qual etapa foi mais fácil e por quê

O facilitador promove um brainstorming para reflexão do grupo, baseado na resposta da questão acima.

Estar em sintonia com o que a mídia veicula, ter uma vida social participativa (teatro, exposições, convenções, Shows, cinemas) e mesmo em atividades relacionadas ao dia a dia do trabalho, nos mantém atualizados e amplia nossa visão do mundo.

O facilitador inicia a discussão do tema Atualidade – comentando que esta dinâmica foi escolhida com o propósito de mostrar a importância de se estar em sintonia com os acontecimentos, no sentido de ampliar nossa visão os fatos que interferem no nosso dia a dia.

É importante sabermos onde estamos e para onde devemos seguir. Para isto devemos estar atentos às mudanças e transformações que ocorrem no mundo de modo geral. Caso contrário acabaremos como o sapo fervido – entregar para leitura o texto a Síndrome do sapo fervido e explorar reflexões do grupo sobre o texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *