Autoestima Significa Amar-Se, Gostar De Si Mesmo, Apreciar-Se

Imagem 180

É o que o individuo pensa acerca de si mesmo.

Componentes da Autoestima

– Autoconceito: A Avaliação que o individuo faz de si mesmo. É fruto dos pesos e medidas usados para julgar suas próprias ações, pensamentos e motivações.

– Autoconfiança: É a crença do individuo nas próprias habilidades, talentos e êxitos alcançados. Pode ser elevada, baixa ou quase nula. E é o fruto da sua história de vida.

Importância da Autoestima

– O que o individuo pensa acerca de si mesmo faz com que ele perceba a realidade: Veja, sinta, julgue os fatos, pessoas e situações a sua volta, que poderão ser favoráveis = amigo, bom, fácil, agradável, desejável, estimulante, ou desfavorável: Ameaçador, feio, ruim, inimigo, difícil, detestável e deprimente.

– Autoestima gera sentimentos positivos, que entusiasmam e o levam à felicidade e ao sucesso, ou sentimentos negativos que o desestimula e levam a infelicidade e ao fracasso.

Dificuldades pessoais relacionadas com a Autoestima

– Afeta todo viver, em todas as esferas, tais como nos estudos, no trabalho, no sexo, no relacionamento humano, e no desempenho dos papéis que a vida reserva a todas as pessoas, tais como ser pai, mãe, filho cônjuge, avô, avó, tio, etc.

– Baixa autoestima traz ansiedade, insegurança, desconfiança, medo, mau relacionamento social e sexual, insucessos, dureza sentimental, imaturidade emocional, autoritarismo, violência, espancamento de familiares, vida sem sentido, uso abusivo de álcool e outras drogas, suicídio, entre outras desgraças pessoais e sociais.

– Incapacidade de amar-se plenamente e de amar ao próximo.

Benefícios pessoais relacionados com a Autoestima positiva

– Mais força para lidar com as dificuldades e desafios; Maior liberdade e fluidez mental para raciocinar e criar; Maior capacidade para amar-se e manter relacionamentos saudáveis; Facilidade para ser assertivo em todos os momentos e situações.

– Mais capacidade para lidar com seus sentimentos e maior alegria de viver.

– Onde encontrar Autoestima positiva:

– Deve ser procurada dentro de cada individuo por ele próprio; Pode ser entendida como um tipo de conquista espiritual, isto é, uma vitória na evolução da consciência; É o estado mental que o individuo não esta em guerra consigo mesmo e gosta de si; Procurar gostar de si mesmo amar-se e desenvolver seu Autoconceito.

Cuidados para gostar de si mesmo

– A maneira de agir e pensar e sentir. Os pensamentos criam sentimentos, e levam o individuo a viver de acordo com esses pensamentos e sentimentos.

– Culpa e responsabilidade. Responsabilidade é a capacidade de reagir adequadamente a uma situação; Sentimentos negativos freqüentes, tais como a inveja, raiva, ressentimentos. O ressentimento causa muitos males.

– Sentimentos reprimidos podem levar a Depressão. Temer não é confiar; Perdoar, pois o perdão é a chave para a liberdade.

– Libertar-se da passividade, ser proativo.

Três regras básicas para gostar de si mesmo:

– Ser bom para você e para os outros; Viver só o hoje, não ficar no passado e nem no futuro distante; Não dar a ninguém o poder de fazê-lo feliz ou infeliz.

– Cuidados para desenvolver o Autoconceito: Tendência comportamental de pais e professores que apresentam: Autoconceito elevado: São amorosos e dialogam com seus filhos, alunos; Interessam-se e muito por suas atividades; Sabem ouvir e aceitar seus filhos e alunos como são; Estabelecem normas de conduta em forma de dialogo; São flexíveis e permitem liberdade de criar e de explorar.

Autoconceito baixo

– Demonstram pouco afeto e pouca capacidade de dialogo; Estabelecem limites e normas de forma impulsiva; Tem poucas aspirações para seus filhos e alunos; Demonstram sua autoridade desaprovando permanentemente as crianças e adolescentes, são dominadores e com tendência de castigar com severidade.

– Uma VIDA sem AMOR:

– Obrigação e exigência sem amor, gera Mau humor

– Responsabilidade sem amor, gera Desconsideração

– Justiça sem amor, gera Dureza

– Verdade sem amor, gera Censura

– Educação sem amor, gera Rebeldia

– Inteligência sem amor gera Esperteza

– Cortesia sem amor gera Hipocrisia

– Organização sem amor, gera Mesquinhez

– Conhecimento sem amor, gera Soberba, prepotência

– Autoridade sem amor, gera Violência

– Honra sem amor, gera Orgulho

– Ter o Possuir sem amor, gera Avareza

– FÉ sem amor, gera Fanatismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *