Bandeira Pessoal

Obj: Possibilitar identificação das suas habilidades e limitações

Proc: Sentados recebem uma ficha de trabalho. Colocar num canto lápis côr, borracha… Explicar ao grupo que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse lugar. Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir de seis perguntas feitas pelo coordenador.

Pedir que respondam por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. (Pode ser frase, mas dar preferencia ao desenho).

-Qual o seu maior sucesso individual? O que gostaria de mudar em você? Qual a pessoa que você mais admira? Em que atividade você se considera muito bom? O que mais valoriza na vida? Quais as dificuldades ou facilidades para trabalhar em grupo?  Dar20min para confeccionar a bandeira. Dividir em subgrupos para compartilharem as bandeiras. Em plenário discutir o que mais chamou a atenção de cada um em sua própria bandeira e nos outros? Contar o que descobriu sobre si mesmo e sobre o grupo. No fechamento do encontro, cada aluno diz como se sente após ter compartilhado com o grupo sua história pessoal.

Comentários: Tomar consciência das suas habilidades e limitações propicia um conhecimento mais aprofundado sobre si mesmo. Feita dessa forma, a reflexão torna-se prazerosa, evitando resistências. É um trabalho leve e ao mesmo tempo profundo.

 

Reflexão e de aprofundamento

Algumas dinâmicas servem para expressarmos e refletirmos sobre um tema ou problema relacionado com o propósito do encontro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *