Barquinhas Só Sentimento

Obj: Expressar e distinguir sentimentos e pensamentos. Praticar a empatia com os outros.

Proc: Cada aluno deve fazer 2 barquinhas de papel. Uma simboliza a alegria (escrever e colocar dentro 5 qualidades que o participante admira em si mesmo. A outra a tristeza(colocar características que o aluno não concorda em ter, que o levam a sentir-se triste). Em círculo, recolher todas as barquinhas e colocar no centro. Cada um pega a sua e fala o que escreveu e faz uma reflexão avaliando o peso que cada palavra tem, os incômodos que cada uma traz, a interferência dessas palavras (desses valores) em sua vida.

Comentários: As qualidades e os defeitos se situam no nível emocional.  Ajuda a melhorar o nível de consciência de si mesmo. Pode-se variar pegando as barquinhas que não sejam suas, falando das características do outro fazendo um paralelo consigo mesmo.

 

Sensibilização

São apropriadas para quando o volume de informações pede instantes de reflexão. Podem ser utilizadas quando há entrechoque de culturas e objetivos e torna-se necessário um mesmo enfoque.  Quando se quer abrir um instante para que diferentes olhares voltem-se para o mesmo enfoque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *