Bilhete Da Amizade

Forma-se subgrupos, fornece papel e lápis. Faz-se uma exposição pedindo que, a partir daquele momento, eles façam um trabalho mental procurando lembrar o que de mais positivo achou de todos os elementos que estão participando do subgrupo e escrever no papel um recado bem alegre, positivo. Deve-se lembrar aos participantes que todos deverão receber mensagens, logo, mesmo que o contato tenha sido superficial, a mensagem deverá ser dada.   Em seguida, será colocada numa caixa e lida em voz alta para que todos ouçam. É importante lembrar que toda mensagem deverá ter o nome do destinatário e o remetente.  Este último, porém, é opcional. Depois de todas as mensagens lidas, é feita a avaliação geral.

Objetivo: Promover um clima de confiança pessoal, de valorização pessoal e um estímulo positivo, no meio do grupo. Dar e receber um “feedback” positivo num ambiente grupal. Verificar se ao final da atividade de dinâmica o grupo se descontraiu e formou um grupo coeso disposto a participar de todo um trabalho proposto pela empresa para que esta consiga ocupar um bom espaço no mercado de trabalho.

Observação

Será que damos a mesma posição ao corpo, às pernas, ao peito, à cabeça? Ou haverá alguma diferença nas posições que damos ao corpo? A seguir formam-se 2 subgrupos, que se colocarão frente à frente na sala. Uma metade ficará de pé e a outra sentada.  A orientação do animador será no sentido de que as pessoas sentadas escolham um parceiro do grupo que está de pé.  O parceiro que está sentado observa, descreve e interpreta  a posição do corpo e membros do seu colega de pé, procurando ser o mais Objetivo possível, anotando tudo o que observa.  Reveza-se nos papéis. A seguir procede-se à leitura das observações e à verbalização do trabalho,  focalizando principalmente: -a diferença de posições do corpo de cada pessoa; -a tendência a interpretar os sinais; -o temor e o desprazer que todos sentem em ser observados e a semelhança que existe entre os próprios temores e os dos outros.

Objetivo: Conscientizar as pessoas a respeito das posições diferentes que toma o corpo e analisar a interpretação dada à diversas posições tomadas pelo corpo.  Perceber se houve compreensão das pessoas que estavam sendo observadas e perceber também a situação de desconforto que ficamos quando percebemos que estamos sendo observados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *