Boas Maneiras nas Empresas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As empresas demitem muito mais por mau comportamento do que por falta de conhecimento. Portanto, é importante agirmos com boas maneiras e principalmente sermos éticos em nossas ações. Algumas regras simples e que funcionam:

• Ser cortês com clientes internos e externos e ainda com todos os públicos relevantes.

• Planejar a ausência ao trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.

• Ser pontual em termos de horário de trabalho e observar prazos estabelecidos.

• Demonstrar interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de reuniões, encontros, eventos de formação e treinamento.

• Zelar pelo bom nome da empresa. Agir de forma irrepreensível, dentro e fora da organização. Nunca falar mal da empresa em locais públicos.

• Não fumar quando esta prática é proibida.

• Apresentar-se sóbrio ao trabalho.

• Agir de modo participativo, de modo que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos. Responsabilidade sua, principalmente.

• Ter moral elevado e contribuir para manutenção do clima de trabalho em alto nível.

• Zelar pelo bom nome dos colegas. Varrer de sua vida a fofoca, por mais “bem” intencionada que seja.

• Saber usar a Internet quando está na empresa. Não enviar currículo. Não navegar atrás de pornografia. Evitar ficar muito tempo usando a Internet para fins particulares.

• Ser breve ao telefone e atender com educação.

• Observar políticas, normas e procedimentos.

• Ter cuidado com a higiene pessoal.

• Evitar as brincadeiras. Podem ter a função de aliviar a tensão do grupo em determinado momento e em outros poderá levar um grupo a fugir de uma tarefa.

• Trabalhar sempre com base em fatos. Não julgar baseando-se em suposições.

• Avaliar os riscos de cada decisão que tomar. Medir cuidadosamente as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.

• Atender a todos os clientes da melhor maneira possível, não importa qual seja sua função.

• Ser comprometido com a organização onde trabalha, não desgastar a imagem da empresa.

• Deficiências internas não devem ser levadas para o cliente externo.

• Todas as promessas ao cliente, inclusive as mais informais, devem ser cumpridas.

• Saber ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.

• Evitar competições e rivalidades: estas não atendem aos interesses das organizações. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *