Calculo de Turnover

Turnover é um indicador muito comum utilizado pelas empresas e pode indicar a variação (crescimento ou diminuição) de determinadas grandezas, como por exemplo volume de vendas, quadro de pessoal, etc.
Entendo que você se refere a quadro de pessoal, então é interessante ser mais específico e chamar de Índice de Rotatividade de Pessoal (ou Turnover de Pessoal).

Há alguns jeitos diferentes de medir, mas o mais comum é fazer a média das admissões e demissões ocorridas no período medido (pode ser no mês, por exemplo) e comparar com a média de empregados no mesmo período.

A fórmula neste caso é a seguinte:
((Admissões + Demissões) / 2) / ((Número de Empregados no início do período + Número de Empregados no fim do período) / 2)

Algumas empresas usam apenas o número de demissões, mas não acho adequado pois não mostra a movimentação total do quadro de pessoal e sua renovação.

Quanto ao índice que pode ser considerado alto ou baixo, acho que depende muito mais da realidade de cada empresa do que da média de mercado. Por exemplo, 6% de rotatividade de pessoal ao ano pode ser considerado baixo numa empresa do ramo de construção civil mas pode ser altíssimo numa empresa de tecnologia. Pode ser considerado alto numa empresa em situação estável mas pode ser razoável numa empresa que está crescendo seu volume de vendas e participação no mercado.

Enfim, acho que você pode até usar uma comparação com o mercado para ter uma idéia, e neste caso sugiro comparar com empresas do mesmo ramo e se possível do mesmo segmento de atuação. Mas o que vai determinar se o seu turnover é alto ou baixo é a própria realidade da empresa e isto deve ser discutido junto a diretoria e gerência, inclusive para determinar as ações necessárias para manter os talentos da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *