Características De Um Líder

Objetivos: Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal e explorar valores que caracterizam um líder.

Material: Uma cópia das características de um líder, para cada participante , lápis ou caneta.

Desenvolvimento: O animador, caso o número de participantes for acima de doze, formará grupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder. Durante um tempo, todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.

Uma vez terminado o trabalho individual, a animador determina que se faça uma decisão grupal. Em casa grupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário.

Numa discussão final, todos os relatores dos grupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.

Relação Das Características De Um Líder

Abaixo há uma lista de doze características de um líder. Seu trabalho será de enumerar essas características, colocando nº 1, para aquela característica que no seu entender é a mais importante, nº 2, para a segunda característica mais importante, até o nº 12, para aquela que no seu entender é menos importante para um líder.

Mantém a ordem durante todo o tempo da reunião.

É amigo e social.

Tem ideias novas e interessantes: é criativo.

Sabe escutar e procura compreender as outras pessoas.

Procura fazer entender a todos.

É firme decidido.

Admite abertamente seus erros.

Promove oportunidade para que todos membros ajudem na solução dos problemas.

Sabe elogiar com freqüência e raras vezes critica negativamente.

Gosta de conciliar.

Segue rigorosamente as regras e procedimentos.

Nunca manifesta rancor e insatisfação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *