Como Agir Quando Existem Pessoas Conversando Na Platéia

Como Agir Quando Existem Pessoas Conversando Na Platéia
É uma questão muito delicada e deve ter, por sua parte, muito tato. Para superar esse momento é preciso muita habilidade “verbal”. Sugiro o seguinte procedimento, que segue uma ordem “crescente” (isto é, não tendo êxito na primeira, passa para a segunda alternativa).

1ª orientação: diminua consideravelmente o volume de sua voz ou faça pausas maiores de tal maneira que a conversa das pessoas seja observada pelos demais e, principalmente pelos próprios. Se forem educados, calarão.

2ª orientação: você percebe que as mesmas pessoas mantém conversação “paralela”, atrapalhando a sua e a concentração dos demais que estão interessados no seu tema. Pergunte aos conversadores “jovialmente” se existe alguma pergunta ou dúvida que queiram esclarecer. Se, nesse caso, tiverem respeito, cessarão o ruído.

3ª orientação: não teve êxito a sua jovial intervenção e, momentos depois, lá estão as pessoas novamente conversando. Sugiro uma ação mais parlamentar: diga que a conversa está atrapalhando a concentração dos demais presentes e solicite a atenção e o silêncio que se requer o tema.

4ª orientação: esta dica pode ser uma conclusão da anterior, desde que você perceba que o propósito das pessoas é mesmo atrapalhar. Você conclui, convidando as pessoas a se retirarem do recinto, pois existe um lugar apropriado para a conversa e esse lugar não é recinto do aprendizado ou da palestra.Luzardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *