Como Conduzir Uma Boa Reunião De Vendas

Não é difícil encontrar por esse Brasil afora, equipes de vendas destruídas, humilhadas, que após terem saído de uma reunião, mais se parecem com vítimas de um atropelamento do que com vendedores.Não é difícil encontrar por esse Brasil afora, equipes de vendas destruídas, humilhadas, que após terem saído de uma reunião, mais se parecem com vítimas de um atropelamento do que com vendedores.
Isto acontece porque muitos gerentes e diretores, não sabem conduzir uma reunião de vendas de forma adequada, pensando nisso, relacionei abaixo 9 dicas valiosas que ajudarão a conduzir uma reunião de vendas com sucesso!.

1- Primeiro a notícia ruim depois a boa;
Ás vezes uma equipe de vendas precisa de uma reunião dura, uma chamada, uma cobrança, um “cutucão” para acordarem e saírem da zona de conforto e não há nada de errado nisso, mas faça no início da reunião encerrando ela com uma mensagem positiva e de otimismo.

2- Foque na solução e não no problema;
Quando estiver diante de algum problema, conduza todos as possíveis soluções e não as causas, é surpreendente como as soluções aparecem e além do mais, os vendedores sentem-se valorizados e importantes.

3- Seja empático;
Coloque-se no lugar deles para entender o ponto de vista e o porque estão pensando de tal maneira.

4- Promova a troca de experiências;
Peça para os vendedores relatarem as vendas bem sucedidas que tiveram no dia ou na semana anterior, para que todos possam aplicar o que está dando certo. É uma boa oportunidade para se relaxar e dar risadas com experiências engraçadas que eles tiveram.

5- Elimine a fofoca e a boca negra;
Esta dica é uma das mais difíceis de se realizar, mas é fundamental identificar as “ervas daninhas” e eliminá-las como exemplo. Elas podem acabar com qualquer campanha de vendas.

6- Comemore as metas;
Não poupe esforços, toque música, dance, brinque, fantasie-se, faça piadas, etc… As melhores reuniões que vi até hoje, foram as mais alegres. Em certa ocasião vi um gerente pagar uma aposta e dançar éguinha pocotó para a equipe!
7- Prepare-se com antecedência;
Em uma reunião de vendas em MG, presenciei um gerente que começou a ler um discurso e depois de alguns minutos um vendedor disse: “O Sr. leu este artigo para nós a semana passada!” E todos ficarão olhando, uns para os outros, segurando as risadas e tentando disfarçar o constrangimento. Não fale de improviso, planeje antes e separe em tópicos os assuntos que irá abordar.

8- Estabeleça metas e prêmios claros;
Todo vendedor para produzir bem, precisa ter uma meta clara em mente, o que ele ganhará se cumprir e se não cumprir. Para quem não sabe onde se quer chegar qualquer lugar serve.

9- Haja e transmita Entusiasmo;
Está é a mais importante de todas as dicas.
Normalmente as segundas feiras, os vendedores estão desanimados e meio desligados, é extremamente importante dar o exemplo e levantar o tom de voz agindo com alegria e entusiasmo, contagiando o grupo e motivando todos para a missão, é a verdadeira liderança pelo exemplo.

Boas Vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *