Como nos enxergamos?

Dia 28 de Abril, dia da educação no Brasil.

Educação? E o que isto tem a ver na forma que nos enxergamos?

Somos reflexo da nossa educação e aprendizado. Não apenas de quem nos educou, mas da forma que aprendemos a partir da educação que tivemos.

Podemos ter os melhores mestres do mundo, se não quisermos aprender, nada acontecerá.

Falamos em ter uma educação diferenciada no Brasil, mas ninguém sabe o hino nacional, com raras exceções sabem o hino do seu Estado, e nem vamos falar da história do Brasil, dos Estados, nossas pseudo revoluções e por aí a fora.

E qual a importância disto?

Como compreender que hoje o Brasil ainda é uma colônia com hábitos portugueses, espanhóis, alemães, italianos, sem saber que por eles fomos colonizados e introjetados em suas culturas?

 

Nossa cultura indígena, por mais rica que muitos possam defender, sempre esteve alicerçada em hábitos de subsistência. Guerrear, conquistar, crescer, nunca fez parte do DNA original do Brasil. Hoje, os índios são um reflexo disto: Querem terras e mais terras, sem nunca terem conquistado elas (e há aqueles que dizem que por estarem aqui antes tem o direito. Então ignorem toda formação do mundo atual e conquistas históricas, daí podemos aceitar esta premissa – estes mesmos acreditam em conquista da independência com o grito do Ipiranga por Dom Pedro, coelhinho da páscoa, papai noel, etc).

Contudo, mais do que história, somos um reflexo daquilo que vemos, da forma que enxergamos o mundo.

A exemplo disto, uma história:

A CASA DOS MIL ESPELHOS

Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1000 espelhos.  Um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa.

Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e a cauda balançando tão rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1000 pequenos e felizes cãezinhos, todos com suas caudas balançando tão rapidamente quanto à dele. Abriu um enorme sorriso, e foi correspondido com 1000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou:

– Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.

Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno cãozinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1000 olhares hostis de cães que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1000 cães rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou:

– Que lugar horrível, nunca mais volto aqui.

Como temos visto o mundo que nos rodeia?

Como temos agido em relação ao mundo que nos rodeia?

E porque vemos/agimos da maneira que procedemos?

Somos resultados de nossas escolhas. Escolhas estas que são baseadas na educação que tivemos e do aprendizado que colhemos desta educação. Educação esta que gera nossa opinião e verdades ao longo da vida.

Sendo estas premissas verdadeiras – na minha crença o são – uma data como hoje merece uma enorme reflexão, pois nosso presente e futuro dependem deste pensar: Porque concluímos da forma que concluímos nossas verdades?

Seja a forma que você pensa hoje, certamente já pensou diferente no passado e quiçá irá pensar diferente no futuro.

Somos educados e aprendemos o tempo todo, basta permitirmos este aprendizado.

Contudo, ao deixarmos de lado o pensar e adotarmos a filosofia Zeca Pagodinho de ser – deixa a vida me levar, vida leva eu – iremos ser o reflexo daquilo que os outros pensam e acreditam. Mais o menos o que acontece com um povo que não exprime suas ideias e deixa que uma grande massa faminta, pobre de ideias e verdades elejam os representantes de todos, e não apenas daqueles que não pensam.

Dia da educação. Vale a pena pensar em educação, aprendizado, vida, verdades, novas verdades. Nesta ordem.

Sua vida pessoal e profissional agradecem.

Gustavo Rocha-GestãoAdvBr CEO – Consultancy on Strategic Management and Technology-Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.Web: www.gestao.adv.br | www.bruke.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *