Como Perceber Se O Outro Está Sendo Falso?

Bem, só a convivência vai gerando oportunidades desta característica humana, embora seja difícil de lidar, mas existe e negá-la no outro pode fazer-nos “cegos” para conosco mesmos!

E sair “rotulando” as pessoas também é um cuidado que devemos tomar, pois fica mais difícil ainda a relação humana pois as diferenças individuais sempre irão existir e é necessário vontade determinação, abertura para se poder ser feliz apesar desta diversidade!

E quanto se ganha se cresce com estas diferenças?!! Se todos fôssemos iguais além do mundo não ter graça não teríamos muita chance de evoluirmos, pois são estas formas diferentes de sermos reagirmos pensarmos demonstrarmos nossas emoções isto é que nos faz revermo-nos continuamente!E teremos oportunidades de evoluirmos descobrindo novos talentos em nós mesmos novas formas de vermos pensarmos sobre um tema, um fato, e tudo isto vai se ampliando e nos fazendo mudar e até nos anteciparmos às mudanças!

E no dia-a-dia não é simples!E se esta falsidade, na relação humana vier de alguém que é seu chefe, na hierarquia da empresa ou da Organização?!!

Ficará mais complicado, pois existirá o poder permeando a relação entre outras emoções o medo de perder o posto ocupado ou de perder as chances de que os outros conheçam você e seu trabalho enfim tudo é aprendizagem!

E vamos focar no nosso modo de ser e não pensarmos, que somos o centro do mundo ou o “certíssimo” e que ninguém pode ser melhor ou dar melhores ideias ou ser mais inteligente, mais talentoso que nós!

Se nossa atitude for negar o talento do outro, estaremos “alimentando” esta falsidade e gerando destruição emocional e até operacional por onde passarmos!

E uma das dicas excelentes dadas pelo autor deste texto, abaixo apresentado, é que se comunique sempre! E para tal nunca podemos perder nosso equilíbrio nossa segurança pessoal!

Mas calar-se sempre só pode aumentar o “abismo” entre você e alguns da sua equipe!

E saber falar não exige que se tenha feito curso de graduação Pós-Graduação em Comunicação em coisas que tais! É só abrir sua mente e sua emoção para ser verdadeiro e querer esclarecer algo que ficou mal interpretado mal compreendido e que gerou desconforto consequências negativas para si e para todos por decorrência!

Que vamos nos dar bem com todos isto é um tanto imaginário. Se fôssemos perfeitos e nunca entrarmos em conflito com alguém de nossa equipe, chefe, subordinado ou parceiro nós não estaríamos vivendo neste Planeta neste século!

Vamos nos empenhar para conseguirmos uma relação saudável e sabermos ver lidar com as emoções emergentes destes conflitos só assim será possível termos um bem estar no nosso dia-a-dia!

E só pra fechar embora este tema nunca se esgote eu já trabalhei demais com Líderes com Colaboradores de empresas Clientes, de meus serviços de consultoria e sempre disse e fazíamos análises destes pontos e estudávamos “Cases” e concluíamos que tinha tudo a ver!

Os “Cs” da Excelência dos Times de Trabalho (ou no mercado de trabalho ou no cenário esportivo; ou no artístico ) são: Comunicação – Conflitos – Criatividade – Consenso.

E é simples pensarmos a comunicação é fundamental primordial para que se possa conviver (e falo de quaisquer seres humanos surdos tem sua Língua brasileira de sinais etc).

Na comunicação surgem naturalmente, os conflitos! Eles são normais e sempre podem existir pois ninguém é igual a nenhuma outra pessoa no Universo nem o gêmeos univitelinos o são!Cada um tem sua personalidade sua forma de sentir pensar reagir e podem ser idênticos fisicamente, mas na personalidade TODOS SOMOS DIFERENTES SIM e nunca podemos nem poderemos NEGAR estes conflitos pois se não os tratamos eles vão se tornando “abismos” ou vão “deteriorando” a relação e influenciando diretamente nos resultados do time!E para tal precisamos de Criatividade e sairmos do “lugar comum”!Temos que abrirmos nossa mente e nossa emoção e não ficarmos nos defendendo e sim querendo de fato que o conflito se solucione!

E só conseguimos isto, através do consenso ou seja, chegarmos a um ponto em que o acordo “fale mais alto”, mesmo que possa gerar alguma insatisfação mas devemos estar abertos para compreendermos os porquês, os motivos reais e as consequências de fazer o que queríamos e foi negado etc..etc!

APRENDER A APRENDER é fundamental para quem quer ter sucesso!

E vamos deixar de temer os falsos! Saibamos que “ninguém consegue enganar todo mundo o tempo todo”! E vale a verdade e a competência !

Se não for neste local nesta Empresa ou Organização se tudo foi tentado por você e não deu certo saia! Não desista na primeira dificuldade!Mas pode existir um momento em que não se consegue mais!

E aí deve estar muito claro o nosso motivo por querer sair e aprendermos sempre! Sempre!

Pois indo para outro lugar é comum encontrarmos outras dificuldades outras pessoas mais difíceis ou mais diferentes ainda que nós e o processo nunca se esgota!E vamos em frente!vamos acreditar que é possível! Chega de nos deixar contaminar pelos “pré-conceitos” de raça; cultura; escolaridade; nível social e financeiro; sexo; opções sexuais religiosas políticas!

A vida é a arte da verdade e é possível sermos felizes SIM!!!

Sucesso é consequência e nunca pode ser a razão de ser o único motivo de se estar atuar fazer parte de algum time de trabalho esportivo artístico social familiar !

Até breve!

Lilian Cury – Facilitadora de Projetos de Inclusão e Programas de T&D/Coordenadora pela AAPSA – Grupo Gestão De Pessoas com Deficiência – GPD/Aluna e Colaboradora do CADEVI

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