Como Ser Um Líder Autêntico

Uma liderança autêntica não é reconhecida pelo salário, pelo cargo ou por uma sala no melhor estilo aquário de vidro no canto da sala. Pessoas inspiradas que lideram com integridade levam todas as questões adiante de qualquer posição que ocupem em suas organizações. Elas agregam a confiança dos outros e estão prontas para fazer perguntas duras quando necessário. Estes são os líderes reais que geram e sustentam a cultura da personalidade. “Pessoas Decentes, Empresas Decentes” (Editora Landscape, 192 páginas, R$ 24,90) mostra como os profissionais podem ser mais efetivos na solução de problemas e na obtenção de resultados, trazendo a integridade, o respeito e a responsabilidade pessoal de volta ao local de trabalho. Beneficiando-se dos mais de 25 anos de experiência em seu trabalho com presidentes, gerentes e equipes, Robert e Carolyn Turknett fornecem tanto a inspiração quanto as técnicas para ajudar o leitor a se perguntar: “o que eu posso fazer?” em vez de “por que eles não fazem?”. Os autores mostram que as empresas, seja um pequeno negócio ou uma corporação multinacional, são como pessoas: sua personalidade pode apresentar diversas facetas. Quando íntegras, apresentam resultados, mas o fazem primordialmente com responsabilidade e respeito.

Geração de resultados positivos. O livro “Governança Corporativa na Prática” (Editora Atlas, 232 páginas, R$ 48) apresenta, de forma estruturada, a explicação detalhada de como as empresas podem desenvolver e consolidar governanças corporativas sustentadas por adequados conselhos de administração, os quais representam o foco central das decisões das empresas modernas. O livro Governança Corporativa na Prática visa a proporcionar uma contribuição efetiva para que as empresas possam operacionalizar esse novo modelo de gestão. Além disso, a intenção é que as companhias possam usufruir todas as vantagens administrativas que a governança corporativa proporciona. O autor Djalma de Pinho de Oliveira aborda conceitos, atuação, prática e estruturação, trazendo orientações sobre metodologias, estrutura organizacional, capacitação, liderança, planejamento de sucessão e outros assuntos relevantes.
Amplie seus contatos. Executivos e líderes empresariais bem-sucedidos sempre apontam a habilidade de fazer networking como uma das mais poderosas ferramentas para o sucesso profissional. O desafio, dizem eles, é se tornar um mestre na arte de cultivar relacionamentos que tragam benefícios para todos os envolvidos. Baseada nessa premissa, a consultora Diane Darling propõe, em “Networking: desenvolva sua carreira criando bons relacionamentos” (Editora Sextante, 80 páginas, R$ 14,90), um treinamento para a prática no networking. Parte integrante da coleção Você S/A, o livro traz 24 dicas para aproximar o leitor de uma rede de contatos, ensinando estratégias de incentivo e desinibição para alavancar a carreira. Entre os temas abordados pela autora estão: avaliação de contatos, formas de relacionamento, desenvolvimento de táticas de abordagem, ferramentas de networking, limites, desenvolvimento e cultivo dos contatos.
Caminho das Pedras. “Gestão de Escritórios de Advocacia” (Editora Matrix, 88 páginas, R$ 17), escrito pelo advogado e administrador de empresas Urubatan de Almeida Ramos, traz dicas para fazer com que um escritório de advocacia seja uma atividade rentável e bem administrada. O autor mostra os caminhos certos para uma administração eficiente do negócio, comprovando que, antes de qualquer coisa, os cuidados devem estar voltados para as questões de preparo e de planejamento. A idéia de escrever o livro veio da percepção de que os advogados se formam, montam escritórios, mas sentem dificuldade de lidar com as rotinas administrativas diárias, uma vez que as faculdades não ensinam gestão de negócios. Assim, a obra surge para suprir essa lacuna, orientando quanto às metodologias e práticas em gestão.
“O autor do livro O Monge e o Executivo (Editora Sextante, 144 páginas, R$ 17), James C. Hunter, é consultor-chefe da J.D.Associados, empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, o que, pela minha área de atuação em gerenciamento de recursos humanos, me fez interessar por sua leitura. A influência na vida profissional diz respeito à liderança que um empresário deve exercer sobre seus comandados, identificando suas necessidades e suprindo-as de forma a fazer com que seus liderados passem a trabalhar melhor e reconhecer a importância de se fazer parte de um grupo que busca um objetivo comum. É um livro de fácil leitura que traz mensagens importantes, de fácil aplicação em nossa vida.” Afonso Sereno, diretor da Horizonte RH  – Fonte: Jornal do Commercio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *