Como Testar A Eficiência Do Seu Currículo

O seu currículo está atualizado, revisado, enfim, pronto para ser enviado para as empresas. Mas como saber se ele está realmente correto e foi feito na medida certa para a organização ou cargo que você almeja?

Segundo os especialistas em Recrutamento e Seleção ouvidos pelo Empregos.com.br, a melhor forma de ter esta certeza é ativando a sua rede de contatos. Converse com profissionais de Recursos Humanos (logicamente, isso exclui os profissionais de empresas em que você quer trabalhar), jornalistas, professores e pessoas da sua área. Eles podem ajudá-lo a identificar alguns erros de português, informações desencontradas e dados incorretos que podem ter passado despercebidos pela sua revisão.

“Mas eu não conheço pessoas que possam me ajudar nesta tarefa” – você pode pensar. Neste caso, trate de fazer networking o mais rápido possível. “Hoje em dia, é fundamental ter profissionais de várias áreas na sua rede de relacionamentos – pode ser amigo, parente, vizinho, tanto faz. O que importa é você ter para quem pedir ajuda”, adverte Cecília Pinaffi, da Mussi Consultores.

Mas, apesar dos contatos serem importantes, eles não devem ser a única fonte de consulta. Confira a seguir mais algumas formas de testar a eficiência do currículo, e deixá-lo pronto para ser enviado às empresas:

• Você já fez o check-list do currículo? Com ele você cria um procedimento de conferência de informações que deve ser feito sempre que você precisar enviá-lo a uma nova oportunidade

• Busque currículos da sua área na Internet e compare. Quais informações eles têm que o seu não possui? O que pode ser acrescentado ou então descartado? Use sempre vários currículos como modelo. Conheça também a área de modelos do Guia do Currículo

• A Internet é uma fonte inesgotável de informações para vários assuntos, e com a elaboração de currículo não é diferente. Há vários sites, nacionais e estrangeiros, que são muito confiáveis e podem auxiliá-lo nessa tarefa. Confira os principais na nossa seção de links úteis!

Camila Micheletti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *