Conversando A Gente Se Entende

Categ: Comunicação gestiaç e Verbal

Objs: Promover o exame de vários tópicos referentes ao processo de comunicação bem como propiciar o desenvolvimento de habilidades de observação e diálogo.

Divide-se o grupo em trios instruindo-os sobre os 3 papéis que cada um exercerá sucessivamente: informante, ouvinte, observador. A atividade consiste em abordar um assunto polêmico, de preferência do momento, em três rodadas de aproximadamente 10 minutos (conforme demonstra o quadro). Após cada rodada os participantes devem fazer, no trio, uma avaliação do processo posicionando-se sobre:

como se sentiu;

como sentiu a participação do outro e como decorreu a comunicação.; ao final o grupo deve fazer um relato de sua experiência para os demais.

Papéis:

Informante: seu objetivo é expor as idéias de maneira clara e convincente. O ouvinte deverá ser capaz de saber exatamente qual opinião que você tem acerca do assunto.

Ouvinte: seu objetivo é captar exatamente o que o informante pensa sobre o assunto. Procurar não interrompê-lo. Ajude-o com perguntas esclarecedoras e verificações de entendimento. Você não pode discutir o que é dito. Muito menos contra-argumentar ou criticar.

Observador: seu objetivo é observar o que se passa entre informante e ouvinte. Não participe, em hipótese alguma, da conversa. Anote o que considerar importante para futuro feedback.

Questões para discussão em plenário:

O que aprendemos com a atividade?

Que papel foi mais difícil desempenhar? Quais os motivos?

Modelo do cartaz:

RODADA

PAPEL: INFORMANTE

1ª  A

2ª. C

3ª. B

PAPEL: OUVINTE

1ª  B

2ª. A

3ª. C

PAPEL: OBSERVADOR

1ª  C

2ª. B

3ª. A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *