Criatividade E Capacidade De Remar Na Adversidade

A queda das duas torres gêmeas em Nova York não só abalou os Estados Unidos como modificou – e ainda modificará – bastante o mundo inteiro. As relações pessoais e as estruturas econômicas estão em processo de transformação. Se antes, no mercado profissional, era difícil encontrar segurança, hoje, ficou ainda mais complicado remar em águas calmas.
Apesar disso, não adianta ficar reclamando e achar que de agora em diante está tudo perdido. Não, a competência de um profissional é medida principalmente em momentos de instabilidade, é a sua capacidade de atravessar marés turbulentas que fará dele a mina de ouro das empresas. Mais do que nunca, a criatividade tornou-se imprescindível, numa situação em que a recessão parece inevitável. Ser criativo não é somente ter boas idéias, mas executá-las com eficácia, usar a intuição, desenvolver a visão de negócios e, mais do nunca, correr riscos. Quem não corre riscos permanece estagnado, acuado e sem viço. Você pode rebater: “mas, Roberto, criatividade é um conceito tão subjetivo…”. Sim, é. Mas é justamente essa característica que faz a criatividade tão especial. Por que? Porque ela agrega valor, porque, a princípio, ela não tem regras, é livre. Estimular a criatividade é fundamental num mundo em que os produtos e os serviços são muito parecidos e os recursos, escassos. Simplificar processos, aprimorar sistemas, surpreender o consumidor e superar suas próprias expectativas são, hoje, pilares da gestão de negócios.
Intuição. Um profissional competente não é aquele que faz tudo direitinho, mas aquele que se permite errar, que permite arriscar, que joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição. Sair do comodismo é fundamental. Por essa razão, buscar a experiência e ajuda do colega ao lado não é feio, mas uma forma produtiva de agregar valor à sua organização. Mais importante que vestir a camisa da empresa é vestir a sua camisa, obter as rédeas de sua carreira e construir ambientes propícios ao florescimento de sua porção criativa. Por favor, tire de sua cabeça a palavra não – “não consigo”, “não vai dar certo”, “não vai acontecer nada”, “não vou sobreviver”. Hoje temos que criar e recriar.
Sim, há cada vez menos empregos, mas os campeões vão ter sempre o seu lugar porque sabem reinventar suas carreiras, encontram novas maneiras de atuar, não ficam nos bastidores roendo as unhas. Passam, isso sim, a atuar como os atores principais da peça da vida. Descobrindo, nas adversidades, novos caminhos, quebrando os seus próprios paradigmas e, principalmente, conscientes de que o erro é natural e parte integrante do processo de crescimento e aprimoramento.
Dicas para desenvolver sua criatividade:1. Risque a palavra não do seu vocabulário. 2. Não julgue logo de início uma idéia que você teve. 3. Converse com outras pessoas, divida experiências. 4. Goste de trabalhar em equipe.
5. Se você é um líder na empresa, propicie dentro da organização a criatividade. 6. Não tenha medo de sugerir mudanças ao chefe. 7. Não obedeça, desenvolva e execute. 8. Não pense somente no seu reconhecimento, pense no reconhecimento de todos e de sua carreira. 9. Goste de ajudar os outros a crescer também. 10. Não tenha medo de errar, arrisque.        Roberto Shinyashiki

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