Dentro e Fora

Objetivo: Conseguir uma comunicação mais profunda… Para quantas pessoas: Grupos de 8 a 10 pessoas… Material: Crachás com escritos: “de dentro” e “de fora” para repartir nos grupos.

Descrição da Dinâmica: O professor(a)começa com um diálogo ou uma motivação sobre a importância da comunicação, os níveis de manifestação da personalidade, etc.

Em seguida, forma-se grupos de 8 a 10 pessoas. A metade do grupo recebe o número 1 e a outra metade, o número 2. Os números 1 serão os “de dentro” e os 2 serão os “de fora”.

Durante 45 minutos os “de dentro” falarão sobre “ que imagem tenho de mim mesmo”. Enquanto isso, os “de fora” devem escutar com atenção.

Depois, dá-se 45 minutos para que os “de fora” falam sobre “que imagem creio que os demais têm de mim” e os “de dentro” escutam com carinho.

Depois, separa-se os “de dentro” dos “de fora” e nestes sub-grupos, durante 20 minutos, analisam as dificuldades que tiveram para falar e como perceberam a manifestação do outro sub-grupo e de cada uma das pessoas.

Depois, reúnem-se novamente os “de dentro” e os “de fora” para comentarem o que conversaram nos sub-grupos.

Em plenária, todos os grupos falam sobre a experiência como um todo, mas não sobre as manifestações pessoais realizadas em grupo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *