Dez Anos Dedicados À Disseminação Do Conhecimento Sobre Gestão De Pessoas

Duas paixões: Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. Foi a partir da união entre essas duas áreas que o psicólogo Willyans Coelho idealizou, em 1999, o RH.com.br – hoje considerado site referência para profissionais que atuam na área de RH. Após dar o primeiro passo em julho daquele ano, ele próprio não imaginava a proporção que seu trabalho atingiria após dez anos de existência. Hoje, leitores de todos os Estados brasileiros, como também de outros países de língua latina, visitam diariamente o RH.com.br para se manterem atualizados sobre a área e quais as tendências mundiais que influenciam diretamente a vida das empresas.
Para se ter uma ideia, o RH.com.br possui em seu acervo aproximadamente 350 entrevistas, mais de 400 matérias publicadas que abordam temáticas relevantes como Desenvolvimento, Desempenho, Qualidade de Vida, Recrutamento e Seleção, Motivação, Liderança, Comunicação, Mudanças, Grupos, Carreira, Salários e Benefícios, Relações Trabalhistas, Responsabilidade Social, além de Criatividade.
Superação a cada dia – Mas, por que será que o site conquistou um público que já superou a marca dos 145 mil visitantes únicos por mês? Certamente, a resposta está diretamente relacionada ao seu rico acervo e a forma como a disseminação do conhecimento é realizada. Para Paulo Carbone, consultor de RH, que trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde ocupou vários cargos ligados à gestão de RH, a dedicação ao aprimoramento da Gestão de Recursos Humanos é um ato mais que louvável da organização.
Carbone, que também é coordenador e professor do MBA Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas, além de professor do Centro de Superación Bancaria de Havana (Cuba), afirma que as organizações correspondem a metáforas que são criadas para viabilizar a reunião e a comunhão de pessoas em busca de objetivos. A verdadeira essência da gestão está em saber lidar com pessoas, pois são elas que criam as saídas que levam ao sucesso de qualquer empreendimento.
“Nesse sentido, o trabalho de organizações como o RH.com.br é da mais alta importância e relevância, pois possibilita a reflexão e a discussão necessária para que a sociedade compreenda melhor o papel do gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho”, destaca ao enfatizar que nestes dez anos o site tem realizado um trabalho excelente e socialmente responsável, insumo indispensável a todos que se dedicam à melhoria da Gestão de Pessoas no mundo empresarial.
Disseminação do conhecimento – Quem também reconhece o respaldo que o site oferece a quem atua em Gestão de Pessoas é Deise Fernandes, consultora interna de RH da CPFL Energia. Ela diz que visita o site toda a semana para se manter informada, realizar consultas e aprender sempre sobre as tendências que ocorrem no mercado. Ela ainda exerce o papel de professora universitária do curso de Gestão de Pessoas, usa as publicações como artigos, entrevistas e outras indicações do site para ilustrar e enriquecer suas aulas. “Para mim, o mais importante é que esse site é acessível ao meu ledor de telas, o que não acontece com a maioria dos sites. O RH.com.br me respeita e permite que eu possa entrar em contato com o mundo virtual”, complementa Deise, ao lembrar que ela possui deficiência visual.
De acordo com Ruben Guimarães, diretor administrativo da Ouro Fino (empresa que atua na produção e na comercialização de produtos farmacêuticos para saúde animal) a gestão de pessoas não deve ser vista de forma isolada dos outros sistemas de gestão. “E essa integração o portal RH.com.br faz muito bem. Na minha visão, o RH.com.br pode ser considerado uma referência para os profissionais de Recursos Humanos que buscam ampliar seus conhecimentos. Nesse período de dez anos, o site mostrou a importância da gestão de pessoas dentro das organizações”, destaca, ao lembrar que a discussão de assuntos ligados a essa área contribui para a atualização das equipes internas e inspira profissionais comprometidos com as estratégias da empresa.
O que dizem os consultores – Não são apenas professores, estudantes e profissionais de Recursos Humanos que reconhecem a valiosa contribuição dada pelo site à área. Para o consultor motivacional Gilclér Regina, por exemplo, nestes dez anos de existência o RH.com.br tornou-se referência no Brasil em desenvolvimento de pessoas, bem como em consultas e informações não somente do público de RH como de todos os segmentos das empresas que visam a qualidade de vida e de trabalho, além do desenvolvimento na gestão de pessoas, das lideranças e da motivação de suas equipes. “Sinto-me orgulhoso de colaborar em alguns momentos como autor, ao publicar meus artigos, dar entrevista e participar de outras atividades que me permitiram proferir palestras”, resume.
Na opinião do consultor Gustavo Boog, fundador e diretor do Sistema Boog de Consultoria, o RH.com.br é um verdadeiro porto seguro, onde se encontram sempre informações, artigos e materiais de alto interesse, em temas de gestão, comportamento e autodesenvolvimento.
Boog abre espaço para enfatizar as inovadoras iniciativas que surgiram através do site e cita como exemplo o ConviRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, que em 2009 realizou sua terceira edição. “O site é o local de encontro dos mais destacados executivos, consultores e professores com os profissionais de todas as áreas e níveis. É um ponto de conexão obrigatório para os profissionais que cuidam da dimensão humana nas organizações”, afirma.
Outra profissional que reconhece a contribuição que o site tem dado, ao disseminar conhecimento, é Rugenia Pomi, co-fundadora e diretora executiva da Sextante Brasil & Genesis Desenvolvimento e Potencialização Humana – empresa que realiza periódicas pesquisas sobre a Gestão do Capital Humano. “O RH.com.br trouxe inovação, profissionalismo, qualidade, agilidade em informação e conteúdo para os profissionais de Recursos Humanos, em nosso país. E tudo isso, com alma”, sintetiza.Patrícia Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *