Dez Dicas Para Facilitar Discussões

O seu papel durante uma discussão em grupo é facilitar o fluxo de comentários dos participantes. Embora não seja necessário interpor seus comentários depois de cada participante falar, periodicamente, apoiar alguns comentários pode ajudar. Aqui está um menu com dez pontos para você usar quando estiver conduzindo discussões em grupo.
1. Parafraseie o que um participante disse de modo que ele ou ela se sinta compreendido e de maneira que os outros participantes ouçam um sumário conciso do que foi dito. (isso funciona mesmo – Inês)Então, o que você está dizendo é que você tem que ser muito cuidadoso sobre perguntar aos candidato onde eles moram durante uma entrevista porque isto pode sugerir algum tipo de afiliação racial ou ética.
Você também nos falou que está certo perguntar o endereço do
entrevistado no formulário da companhia.

2. Cheque o seu entendimento da afirmação de um participante ou peça a ele para clarificar o que ele está dizendo.
Você está dizendo que este plano não é realista? Eu não tenho certeza de que entendi exatamente o que você quis dizer. Você poderia repetir, por favor?
3. Cumprimente com um comentário interessante ou perspicaz.
Este é um bom ponto. Estou feliz que você o trouxe a nossa atenção.
4. Elabore a contribuição do participante para a discussão com
exemplos ou sugestão de uma nova maneira de ver o problema.
Seus comentários proporcionaram um ponto interessante da perspectiva do empregado. Isto poderia também ser útil ao considerar como um gerente veria a mesma situação.
5. Energize a discussão acelerando o ritmo, usando humor ou se
necessário encorajando o grupo a dar mais contribuições.
Nós temos muitas pessoas modestas nesse grupo! Aqui vai um desafio para vocês. Nos próximos dois minutos, vamos ver quantas maneiras de como aumentar a cooperação dentro do seu departamento você pode pensar.
6. Discorde (gentilmente) com um comentário de um participante para estimular mais discussões.
-Eu posso ver onde de onde você está partindo, mas eu não tenho certeza de que o que está descrevendo é sempre o caso.
Alguém mais teve uma experiência que é diferente da do João?
7. Medeie as diferenças de opinião entre os participantes e atenue quaisquer tensões que possam estar fermentando.
-Eu acho que Maria e Joana não estão realmente discordando entre si, mas apenas trazendo dois lados diferentes da questão.
8. Trabalhe em conjunto idéias, mostrando suas relações entre si. –
-Como vocês podem ver a partir dos comentários de João e Maria, estabelecer objetivos pessoais faz parte da administração do tempo.
Você precisa ser capaz de estabelecer objetivos para si diariamente para administrar seu tempo mais eficazmente.
9. Mude o processo do grupo alterando o método de obter participação ou fazendo com que o grupo avalie as idéias que foram apresentadas.
Vamos nos dividir em grupos menores e ver se vocês podem identificar algumas objeções típicas de clientes aos produtos que foram cobertos na apresentação desta manhã.
10. Resuma (e escreva se for adequado) as principais percepções do grupo. Eu notei que as quatro principais razões que apareceram na nossa discussão porque os gerentes não delegam são: (1) falta de confiança, (2) medo do fracasso, (3) conforto em fazer eles mesmos a tarefa e (4) medo de ser substituído.
Palavras que devemos ter cuidado
1) Cuidado com a palavra NÃO, a frase que contém “não”, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O “não” existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em “não”… (não vem nada à mente). Agora vou lhe pedir “não pense na cor vermelha”, eu pedi para você não pensar no vermelho e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer;
2) Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo que vem antes. Por
-exemplo, “o Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas…..”.
Substitua MAS por E quando indicado;
3) Cuidado com a palavra TENTAR que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo, “vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas”. Tenho grande chance de não ir, pois, vou “tentar”. Evite “tentar”, FAÇA;
4) Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas, use QUERO, DECIDO, VOU;
5) Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão a idéia de
incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai poder ou conseguir;
6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo
utilizando o verbo no tempo passado. Isto libera o presente. Por exemplo, “eu tinha dificuldade de fazer isso”;
7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo
presente do verbo.
-Por exemplo, em vez de dizer “vou conseguir”, diga “estou conseguindo”;
8) Substitua SE por QUANDO.
– Por exemplo, em vez de falar “se eu
conseguir ganhar dinheiro vou viajar”, fale “quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar”. Quando pressupõe que você está decidido;
9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, “eu espero aprender isso”, fale: “eu sei que eu vou aprender isso”. Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem;
10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer “eu gostaria de agradecer a vocês”, diga “eu agradeço a vocês”. O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

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