Dicionário Corporativês

Absenteísmo

Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde

Approach

Abordagem

ASAP

As soon as possible = o quanto antes

Avaliação 180 graus

É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe

Avaliação 360 graus

Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa

B2B

Sigla fonética de “business to business”. É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor

B2C

Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet

Balance Scorecard

Modelo de avaliação e performance empresarial – Indicadores Balanceados de Desempenho

Benchmark

Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas

Board

Conselho diretor

Bônus

Premiação em dinheiro concedida aos funcionários

Brainstorm: literalmente, significa “tempestade cerebral”. É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias

Branding

É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa

Break even point

O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram

Breakthrough

Trata-se de um avanço em determinada área

Briefing

Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação

Broad band

Banda larga

Budget

Orçamento

Business Plan

Plano de negócios

Business Unit

Unidade de Negócios

BUMO

Sigla de Brand Used Most Often – refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente

Buying in

Compra (de uma empresa, por exemplo)

C2C

Customer to customer – venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre

Capital de giro

Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seu negócio acontecer

Case

Estudo de caso, normalmente abordado em empresas

Cash

Dinheiro vivo

CEO – chief executive officer

É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte

CFO – chief financial officer

Um nome mais sofisticado para diretor de finanças

Chairman

Presidente do conselho que dirige a empresa

CHRO – chief human resources officer

É o cargo de diretor de recursos humanos

CIO – chief information officer

Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal

CKO – chief knowledge officer

É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las

Clima organizacional

É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários

CLO – chief learning officer

Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização

CMM

Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software

CMO – chief marketing officer

A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios

Coaching

Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos

Commodity

Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional

Compliance

Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas

Consumer relationship Management

Gerenciamento das relações com o cliente

Consumer understanding

Conhecimento profundo a respeito dos clientes

COO – chief operating officer

Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs

Core business

Negócio principal da empresa

Corporate purpose

Objetivo da empresa

Counseling

Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira

Country-manager

Diretor-geral para o país

CRO – chief risk officer

Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação

CSO – chief security officer

Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia

CTO – chief technology officer

Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico

Data-base marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *