Dinâmica de Vendas

Dividir o grupo em duplas e escolher aleatoriamente uma para iniciar a atividade. Os participantes deverão se sentar de costas um para o outro. Os cartões deverão ser recortados e dobrados.

O facilitador deverá mostrar para um dos participantes, o que ele deverá vender e, para o outro, o comportamento que deverá adotar perante o vendedor.

Os participantes não poderão saber como o outro irá posicionar-se ou que produto irá vender. Durante um minuto o facilitador irá observar como os participantes se comunicam, após essa situação, inverte-se a dupla, quem era cliente passa a ser vendedor e vice-versa, porém a venda deverá ser de outro produto.Quando atingir o tempo, o facilitador interromperá gentilmente para que os participantes não se sintam constrangidos; depois da primeira dupla, o facilitador solicita outra dupla.

As vendas não deverão se repetir no decorrer da dinâmica. O facilitador utilizará uma situação para cada dupla.

Competências: Verificar habilidade de negociação, argumentação, flexibilidade, observar atendimento ao cliente, importância de saber ouvir o cliente.

Duração: 2 minutos por dupla.

Material utilizado: Dois telefones celulares de brinquedo, ou dois aparelhos telefônicos; cartões recortados.

Ambiente físico: Uma sala com cadeiras universitárias dispostas em círculo e 2 cadeiras ao centro, uma de costas para outra.

Cartões que deverão ser recortados:

 

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Produto Inovador

O selecionador pede para cada um criar um “produto inovador”, ou seja, que não existe ainda no mercado. Os participantes terão que pensar nas características do produto, preço, estratégias de marketing, como é a produção, vendas, etc. Enquanto os participantes estiverem apresentando seus produtos eles precisam convencer quem está assistindo a dinâmica a comprar. Durante a apresentação os outros participantes podem fazer perguntas, colocando-o assim em situações difíceis.

Competências: Criatividade, improviso, trabalho sobre pressão, persuasão, flexibilidade.

Criatividade

Para iniciar a atividade, o selecionador distribui uma bexiga para cada participante e os convida para formarem em pé um círculo.

O facilitador fala sobre a importância da criatividade e da persuasão na comunicação interpessoal e como estes atributos podem contribuir para o sucesso de qualquer profissional, independente da sua atividade.

Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem uma boa comunicação: impaciência, incapacidade de ouvir, insatisfação, etc., depois de cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.

Distribua, de acordo com a escolha dos participantes, os cartões coloridos, um cartão por pessoa. Caso você não tenha cartões coloridos, escreva o nome das cores desejadas em cartões em branco: azul, verde, vermelho, amarelo, etc.

Instrua os participantes que cada um deve elaborar e realizar uma apresentação, aos demais, sobre a cor que escolheu. Esta apresentação deve ter apenas uma restrição quanto ao tempo disponível (mantenha cada apresentação individual em, no máximo 03 minutos).

O objetivo de cada “apresentador” é fazer com que o grande grupo escolha a sua cor. Portanto, cada apresentador deve usar de sua criatividade e de sua capacidade de persuasão para convencer o grande grupo.

Conceda o tempo adequado para que os integrantes estruturem e ensaiem as suas apresentações. Instrua ao grande grupo que os atributos avaliados são, exclusivamente: Criatividade (se a apresentação foi convencional, se foram utilizados recursos audiovisuais diferenciados, etc…), Persuasão (se a apresentação foi convincente a ponto do grupo definir pela escolha do apresentador) e Comunicação interpessoal (se o “recado” do apresentador foi corretamente interpretado por todos, sem exceção; se houve empatia).

Inicie a atividade.

Ao concluir as apresentações, convide o grupo para debater sobre a importância destes atributos nas tarefas do dia a dia e como cada um pode desenvolver melhores competências em Criatividade, Persuasão e Comunicação interpessoal.

Para encerrar, peça que todos estourem os balões com os pés.

Competências: Criatividade, persuasão, trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, fluência verbal, empatia, disponibilidade, apresentação pessoal, postura.

Material utilizado: Bexigas e cartolinas brancas ou coloridas.

Atendimento

Antes de iniciar a atividade, o selecionador escolhe os adjetivos adequados que definem o estado de excelência do atendimento a clientes como, por exemplo, entusiasmado, atento, comprometido, entre outros termos, tantos quantos forem necessários e que caracterizam a atividade.

Inicie a atividade fazendo uma exposição dialogada com os participantes, levando-os a relembrar os eventos de atendimento a clientes. Comente que, para essa dinâmica, você irá apresentar ao grupo um cartão contendo um adjetivo e que eles deverão exemplificar precisamente como garantir a aplicação deste que foi demonstrado por você, por exemplo, ao demonstrar o cartão contendo a palavra atento, alguém poderia dizer que: deve estar atento sempre aos interesses e necessidades dos clientes para poder atendê-los com qualidade.

O selecionador pode dividir os participantes em equipes menores, pode-se criar um clima favorável para uma competição, com o registro dos exemplos apresentados pela equipe em um flip-chart e escolha dos melhores exemplos por votação.

Para encerrar a atividade, traga exemplos do dia-a-dia do atendimento, confrontando as diferenças entre os comentários apresentados e as situações reais.

Competências: Criatividade, persuasão, trabalho em equipe, iniciativa, comunicação, fluência verbal, empatia, disponibilidade, postura.

Material utilizado: Cartolina e caneta hidrocor.

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