Dinâmicas de Motivação

As dinâmicas motivacionais, comumente utilizadas dentro das empresas tem como objetivo integrar a equipe de profissionais, que porventura apresentarem alguma desmotivação dentro do ambiente organizacional. Normalmente toda situação de mudança gera ansiedade, podendo surgir aspectos competitivos em vários membros da equipe, quando em situações de contratações de novos empregados,por exemplo, e na situação inversa quando há demissões, gerando insegurança no grupo, prejudicando o rendimento profissional do individuo.

Um outro objetivo dessas dinâmicas, seria a aproximação dos gestores com seus subordinados, facilitando a comunicação entre eles, levando-os a uma melhora no ambiente profissional. Quando as pessoas têm um relacionamento de confiança com sua chefia, algumas situações que poderiam afetar a produção delas podem ser minimizadas, quando se cria, através das dinâmicas motivacionais, um ambiente informal, porém sem esquecer a hierarquia que deve permear as relações entre gerentes e subordinados, com estimulo a participação e aproveitamento de idéias e sugestões dos indivíduos. Nesse momento, o gestor deve estar apto a aprender com o que a equipe tem a lhe oferecer, aproveitando todo seu potencial.

Uma equipe motivada é extremamente útil nas as organizações, pois sua produtividade tende a crescer. A pessoa motivada acredita em seu poder de contribuição no trabalho. Numa dinâmica motivacional seus os condutores, devem ter claro seus reais objetivos, que metas querem atingir com esse processo e a partir daí elaborar técnicas, levando-se em conta a diversidade das pessoas dentro de um grupo, ou seja, o que pode servir como motivação para uns, pode não funcionar com outros.

Dentro das empresas os profissionais de Recursos Humanos, especializados nessas dinâmicas as utilizam com bastante freqüência, para entrosamento de novos funcionários à estrutura da organização já estabelecida e também para encorajar os antigos funcionários a persistirem com suas atividades, sempre visando a uma melhor produtividade.

As dinâmicas são técnicas utilizadas em grupos de diferentes espécies com inúmeros objetivos específicos e diferentes, sendo reconhecidas como importantes ferramentas nos processo de formação e organização de grupos, sejam nas escolas, nas empresas, nos esportes, etc. É importante perceber que um grupo se forma sempre que pessoas diferentes se reúnem por um elemento em comum, assim temos grupos de professores, de alunos, de empregados, de empregadores, de formandos e de formadores. Nesses grupos as dinâmicas são utilizadas como para alcançar vários objetivos diferentes, uma vez que as dinâmicas são instrumentos de formação e de transformação do conhecimento adquirido e acumulado, através da inteligência emocional do homem.

É importante ressaltar que a eficácia das dinâmicas ocorre mais no campo emocional do que no campo cognitivo, pois elas agem através da construção do conhecimento, ou seja, numa dinâmica você vive situações através de jogos, brincadeiras e desafios, em que seus sentimentos e emoções possibilitam que você recrie e transforme os seus conceitos de forma positiva. Por exemplo, uma dinâmica motivacional com ênfase para a união do grupo faz com que você vivencie situações que somente através deste comportamento você vai vencer obstáculos apresentados, neste sentido temos a dinâmica do sapato, onde varias pessoas tem que calçar sapatos fixados em uma tábua comprida, e caminhar até chegar ao um determinado ponto, vence a brincadeira a equipe que chegar primeiro. Entretanto os participantes da dinâmica de motivação vão perceber ao começar a caminhada que só poderão executar a tarefa se caminharem no mesmo ritmo, unindo seus esforços para que a tábua não caia. Neste exemplo a dinâmica está motivando o grupo ao trabalho em equipe, através da vivencia de uma situação em que somente o trabalho duro e em equipe poderá alcançar êxito.

Dinâmicas de Grupo

Esse é o fundamento das dinâmicas de motivação e de todas as outras espécies de dinâmicas, fazer com que os participantes vivenciem situações de forma descontraída para que possam assimilar as mensagens propostas. Para o sucesso de uma dinâmica é necessário que a pessoa ou o grupo responsável pela aplicação da dinâmica conheçam todas as suas regras, tenham segurança na sua aplicação e saibam exatamente quais os objetivos buscados através de sua utilização. Além disso, é necessário que se providencie com antecedência todos os recursos materiais, tecnológicos e ambientais necessários, prevendo também o tempo necessário e o numero de participantes, pois a falta de qualquer elemento previsto poderá prejudicar decisivamente a aplicação da dinâmica.

Dinâmicas de Motivação de Trabalho

Além das dinâmicas motivacionais são muito utilizadas as dinâmicas quebra-gelo, as dinâmicas de apresentação, de integração, de animação e relaxamento, de intercambio cultural, de capacitação, e outras. As dinâmicas motivacionais têm uma abrangência bastante ampla, sendo utilizadas para motivar os integrantes de diversas formas diferentes, sejam para atitudes positivas, para o trabalho, para o estudo, ou simplesmente para que sejam pessoas mais felizes e valorizadas.

Tipos de Dinâmicas de Motivação

Existem diversos tipos de dinâmicas para motivação de grupos, sendo as mais comuns as de encorajamento, utilizada em situações difíceis dentro da empresa, que servem para mostrar como sair delas e as lúdicas, com o objetivo de criar um clima harmonioso e amistoso dentro da equipe.

Na primeira situação, uma idéia seria proporcionar ao individuo solucionar uma situação difícil, mostrando que isso é possível desde que haja algum esforço por parte dele. Já na segunda opção o bom humor deve estar sempre presente, e o objetivo é propor sempre a equipe uma solução de algum problema, de forma prazerosa.

Algumas outras técnicas utilizadas seriam: Motivação para grupos de vendedores, integrar e incentivar trabalhos e, avaliação de equipes, auxiliar em processos seletivos, conduzidos pelo RH da empresa, estimulação da criatividade e melhoria das relações entre as pessoas. Todos esses procedimentos ajudam bastante, mas as pessoas devem estar sempre atentas às suas posturas profissionais, adotando um comportamento ético, em seu ambiente profissional.  Salete Dias

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