Dona Empresa, Seu Cliente e o Casamento

Uma das primeiras coisas que me deram um nó na cabeça (e foram várias…) quando comecei na área de Qualidade foi definir com clareza as Classes de Auditorias que existem.

As auditorias podem ser classificadas como de 1ª parte, 2ª parte e 3ª parte. Para fixar essa classificação, vou usar como exemplo uma mulher. Casada e muito amada pelo marido. Ele adora quando vão em festas e ela é sempre muito elogiada pelos parentes e amigos, por sua beleza e elegância.

O nome dela é Dona Empresa (Tá, concordo. É um nome meio esquisito para uma mulher; mas é pelo exemplo, ok?).

Dona Empresa tem um casamento para ir. Comprou um vestido novo, foi ao salão de beleza e está se arrumando. Assim que se sentiu pronta (e isso demora um bocado para a maioria das mulheres…) ela se olha no espelho do quarto e fica satisfeita com o resultado. Acaba de realizar uma auditoria de primeira parte!

O marido dela, o Sr.Cliente, chega e fica admirado! Dona Empresa está mais bonita que nunca, e acaba de passar por uma auditoria de segunda parte!

Durante a festa do casamento, ela encontra Dona Certificadora, uma amiga muito experiente, refinada e reconhecida pelo seu bom gosto! Ela, após avaliar como de hábito a aparência, o penteado e os acessórios da amiga, comenta:

– Meus parabéns, Empresa! Você está muito bonita hoje, aliás se superou, desde a última vez que nos vimos!

Dona Empresa, sabendo como sua amiga é exigente em matéria de moda e etiqueta, fica toda envaidecida… Passar pelo crivo de Dona Certificadora não é fácil, muitas amigas falam até mal dela, pois sempre tem um detalhe a criticar e dizer que poderia ficar melhor. Mas geralmente ela está certa em seus comentários, pois é especialista em auditorias de terceira parte!

Dona Empresa, sabendo que seu marido iria ficar satisfeito, assim que pode comenta com o Sr.Cliente os elogios da amiga, do mesmo modo que uma organização exibe orgulhosa o seu Certificado ISO 9001!

Fonte: http://qualiblog.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *