É Importante Refletir

Digo que pensar, refletir e transformar são atos que precisam acontecer ao longo da vida e o ano inteiro, mas como muitos vivem mais na ação e menos na reflexão vale então (…) olhar um pouco para si mesmo e como anda sua vida. Algumas perguntas simples como: quais atos realizei que me trouxeram boas ou más consequências? que escolhas eu fiz e para onde elas me levaram? quantas vezes parei para observar minhas condutas? cuidei bem de mim? me valorizei? de que forma tenho buscado ser feliz? levo uma vida emocionalmente saudável? Se não forem simples posso dizer que são perguntas no mínimo básicas que cada um deve fazer a si mesmo.

Na maioria da vezes, a vida não acontece conforme desejamos ou planejamos, mas ela é sem dúvida um claro reflexo da forma como a conduzimos e das nossas escolhas, muito mais do que o que queremos ela reflete o que fazemos. Por isso se estiver infeliz com a vida, ao invés de pensar com pena de si mesmo sobre o ponto em que ela está, pense na sua contribuição para chegar nesse ponto. Claro que a via é sempre de mão dupla e não estamos sozinhos já que tudo se resume a um grande efeito dominó, o que os outros escolhem para si também afetam nossas vidas e o que escolhemos afetam consequentemente a vida dos outros e assim segue uma ciranda onde em parte não temos o controle, mas ainda assim nos sobra uma importante parcela de responsabilidade sobre o rumo e o caminho a frente.

Se não gostou dos caminhos tomados, das parcerias estabelecidas, das consequências vividas lembre que está ao seu alcance produzir mudanças que o levará a novos rumos, ninguém mais poderá fazer melhor escolha por você do que você mesmo, saia da apatia e assuma uma postura ativa.

Sempre existirá tempo para mudar. Mudanças são possíveis em qualquer momento da vida. Mudanças são necessárias em todos os momentos da vida. Pense no que deseja para si, no que espera para o próximo ano, no que busca alcançar. Pode ser que o seu desejo não se realize por inteiro, em raras ocasiões isso acontece, não se lamente, muitas vezes o melhor está na surpresa. O bom da vida é tentar fazer uma combinação entre uma vida de escolhas saudáveis com aquilo que nos alcança sem que necessariamente saibamos a origem, mas que ainda assim nos faz bem quando recebido de braços abertos. Abram seus braços e seus espíritos para o ano que se aproxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *