Empresa ou Represa do Sucesso?

Muitas empresas buscam crescimento e conquista da preferência nas mentes de seus clientes, mas poucas alcançam a liderança de mercado. Das que chegam lá, pouquíssimas conseguem permanecer no topo por muito tempo. Enquanto as líderes demonstram velocidade e agilidade no avanço, outras parecem lentas ou ainda caminham para trás. O que diferencia uma empresa de sucesso de todas as demais, meras seguidoras ou coadjuvantes? Qual é o papel dos colaboradores para o sucesso de uma empresa?

Fazendo uma analogia entre empresas e rios, percebo que enquanto alguns fluem continuamente para o mar da liderança, desviando-se de todas as dificuldades e obstáculos, outros encontram no primeiro obstáculo uma represa insuperável. E qualquer rio que pare de fluir ou seque por completo, perde todo seu potencial transformador e sua razão de ser.

Toda empresa ou negócio começa com uma idéia ou visão de um empreendedor que enxerga e aproveita alguma oportunidade. Algo como um córrego, que brota de qualquer montanha ou nascente, encontre condições favoráveis, desça a montanha e faça a diferença para um número de pessoas ou clientes. O problema é que nem sempre as condições são favoráveis, seja para empresas, seja para rios.

Durante toda sua existência ou percurso, um rio empresarial pode encontrar diversas represas: recursos financeiros limitados, deficiências no processo, limitações tecnológicas, falta de pessoal, falhas de planejamento, operação e execução, pouco investimento em propaganda, falhas no atendimento, ausência de treinamentos, falta de liderança, equipe desmotivada, ambiente desfavorável… Permita-me chamá-las de represas do sucesso, pois elas comprometem seus resultados e impedem o avanço de sua empresa para alguma praia paradisíaca.

Como esse é um tema complexo de gestão empresarial que não se esgotaria num pequeno artigo irei me concentrar num elemento cada vez mais importante, estratégico e impactante para o sucesso da sua empresa: sua equipe de colaboradores. Afinal, o diferencial das empresas está cada vez mais nas pessoas. Em algum momento, haverá um contato decisivo entre seu cliente e um colaborador de sua empresa . momento da verdade. Daí, você saberá se tem uma empresa (empreendedores) ou represa (repressores) do sucesso.

Não importa o tamanho de seu rio, o que importa é a qualidade de sua água . equipe de colaboradores. Quanto mais limpa, pura, refrescante e de qualidade ela for, melhor e mais valioso será esse rio para toda a humanidade. Do mesmo modo, quanto mais motivada, treinada, inovadora e capacitada for sua equipe, melhor e mais valiosa será sua empresa para toda sociedade.

O problema é que vemos cada vez mais diretores que preferem investir na estética ou embalagem das empresas e produtos, quando deveriam investir em quem tem maior potencial gerador de valor . seus colaboradores. Também vemos vários colaboradores cada vez mais insatisfeitos e destruidores do valor que outros tentam criar para os clientes. Acabam remando contra a maré, empurrando a água morro acima e se tornando o principal e maior concorrente da empresa.

Se você não tem uma equipe preparada, motivada e comprometida com o sucesso, você não tem nada, amigo! Sua empresa jamais será perene e corre o risco de se extinguir na primeira seca ou crise financeira. Não existe crise maior para uma empresa do que uma represa de talentos, competência e capacidade inovadora. Quando foi a última vez que você promoveu um treinamento para sua equipe? Quanto você investe em seleção, treinamento, capacitação e inovação? Esse valor definirá o futuro da sua empresa no mercado. Não se trata mais de corrida para a liderança, mas de correr para sobreviver.

Se você não tiver seus colaboradores como aliados, você não chegará ao mar, pois qualquer cliente que apareça na loja ou empresa jamais voltará se encontrar algum colabora+dor descomprometido ou insatisfeito. Águas movem moinhos, sem dúvida, mas essas águas precisam encontrá-los e querer movê-los. O diferencial é ter colaboradores que queiram e façam a diferença para elas mesmas, clientes e, principalmente, sociedade. Pessoas assim superam qualquer obstáculo ou represa.

Ainda que existam represas que limitem o potencial de sua equipe, ou empresa, nós podemos transformar todo esse potencial represado em trabalho e energia. No passado, uma pessoa viu o potencial que uma queda d´água tinha para mover uma turbina e gerar energia, enquanto todas viam apenas uma cachoeira. Hoje temos usinas hidrelétricas movendo o mundo. Mais uma prova do que as pessoas fazem e farão sempre a diferença, qualquer que seja sua empresa ou situação.

Não importa qual represa exista em sua empresa, se você buscar o potencial transformador de sua equipe, conscientizá-los, envolvê-los e ajudá-los a encontrar o motivo para essa ação, tenho certeza de que sua empresa conseguirá vencer todos os desafios. Mas não seja você a represa do sucesso que sua empresa tanto merece.

Esse artigo é um título de uma palestra que passarei a ministrar para empresas que não querem ver sua equipe de colaboradores transformada numa represa de sucesso. Não vejo um atalho melhor para o sucesso do que transformar cada colaborador em uma pessoa de sucesso. Contrate minha palestra: Empresa ou Represa do Sucesso? Mais um ano novo está se aproximando. Mas não espere até o dia 1 de Janeiro. Comece hoje. Comece já!

Abra as comportas do SUCESSO!   Marcos Antonio de Sousa – cfonseca@click21.com.br – impacser@task.com.br   http://sites.google.com/site/cfonseca1 – Msn:c.fonseca.1@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *