Empresas de Alta-Performance: Como Distingui-las?

Uma companhia de seguros nos Estados Unidos cresce 15% em vendas e consegue mais do que 15% de lucro por ano. Uma outra companhia, vendendo apólices de seguro similares durante o mesmo tempo cresce 3% em vendas anualmente com margens de 7%. Ambas são aproximadamente do mesmo tamanho. Uma está no negócio há 17 anos e a outra há 23 anos.

Duas companhias na mesma indústria e ambas a bastante tempo no negócio, então por que esta diferença dramática no desempenho?

A resposta encontra-se no fato de que as companhias de alta-performance são intrinsecamente diferentes das companhias comuns.
As companhias que foram observadas para escrever este artigo incluem empresas de pequeno e grande porte, high-tech ou de baixa tecnologia, com produtos de commodities ou produtos exclusivos. Não obstante a linha de negócio ou seu tamanho, as companhias que sustentam crescimento e lucro excepcional possuem um mindset ou características notavelmente similares. Estas companhias de alta-performance têm um perfil inconfundível que as distingui das empresas comuns, este perfil inclui características distintivas na cultura corporativa, nas pessoas e nos sistemas gerenciais.
A cultura do desempenho elevado
Quando você passa algum tempo em uma organização de alta-performance, você começa a perceber que está em um lugar especial. Está no ar e no rosto das pessoas. Não se trata de uma tecnologia ou técnica especial, mas uma combinação de atributos que faz desta companhia um lugar emocionante e desafiador para se trabalhar. Sete atributos-chave diferenciam a cultura de companhias de alta-performance:

Visão Clara e Inspiradora
As companhias de alto-desempenho têm uma visão simples e inspiradora para o futuro. Esta visão serve como uma cola cultural e uma referência para todos os funcionários, ela é fácil de compreender e é um retrato do que a companhia quer se transformar no futuro, devendo ir além de simplesmente fazer dinheiro. A visão da Disney é “fazer as pessoas felizes” e é um exemplo claro de como esta visão deve ser simples e buscar um propósito que traga orgulho nas pessoas de fazer parte dela, e que no caso da Disney pode ser medida pelos sorrisos espalhados pelos parques temáticos da empresa.
Mentalidade de “acreditar no futuro”
Esta mentalidade de “acreditar no futuro” permeia a cultura de uma organização de alta-performance. Todos acreditam que a visão do negócio trará determinado sucesso. As pessoas acreditam que estão envolvidas em algo maior do que simplesmente seu próprio interesse, elas têm um forte senso de identidade com a organização e agem como se fossem donos.
Valores que acreditam
Se expresso formalmente ou implícito na maneira como o negócio é conduzido, três ou quatro valores guiam as empresas de alta-performance. Simples e geralmente baseados em algum apelo emocional, estes valores são imperativos corporativos. Jack Welch, ex-CEO e ex-professor da escola de executivos da GE, cultivava o valor autoconfiança como essencial para o sucesso dos funcionários, adicionado a velocidade e a simplicidade estas serviam como as “regras básicas”, ou seja, os valores que governam o comportamento dos funcionários da GE, uma das companhias mais respeitadas do mundo.
Orgulho e Desconforto
Enquanto os funcionários estão extremamente orgulhosos com sua companhia, eles estão também desconfortáveis com seu desempenho atual. Estas empresas de alta-performance têm um compromisso com a aprendizagem de cada erro e de cada sucesso. Uma companhia high-tech muito conhecida no mercado conclui cada reunião e cada relatório com uma exploração dos aprendizados e com uma discussão de como incorporar estas lições aprendidas nas ações futuras.
Respeito
As organizações de alta-performance raramente utilizam-se do medo para motivar os empregados. Muito mais profundo do que o medo (um motivador eficiente a curto-prazo em alguns casos) está o impulso por ganhar e manter o respeito do outro; e este é o princípio que governa o comportamento dos executivos em companhias de alta-performance. O instinto de ser o melhor é o grande motivador destas empresas.
Relacionamentos de longo prazo
Em um mundo corporativo aonde mudar de trabalho com certa freqüência pode parecer uma boa estratégia de carreira, a maioria dos funcionários de alta-performance acreditam que os relacionamentos em longo prazo são o caminho para o sucesso pessoal e profissional, eles esperam trabalhar para suas companhias por um bom tempo, pois acreditam que suas expectativas estão sendo levadas em consideração juntamente com os objetivos de negócios. Esta expectativa encaixa-se perfeitamente com o que falamos anteriormente a respeito.
Divertimento
Se esta é uma causa ou um efeito é difícil dizer. Nestas empresas de alta-performance o sucesso é comemorado diariamente. O desempenho elevado é comemorado e reconhecido pelo time e pelos líderes. Mais do que apenas sorrisos, estas companhias tem uma preocupação efetiva em construir uma cultura de desempenho que dê prazer e desafie as pessoas a trabalhar todos os dias. Paulo Bolgar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *