Escolha Cuidadosamente Suas Palavras

Objetivo: Expressar os pensamentos e sentimentos através do uso de frases que permitam uma boa comunicação.

Material: Papel ofício e lápis preto.

Grupo em círculo, em pé. Formar duplas e sentar-se, espalhadas pela sala. Dar a cada dupla uma folha de papel e um lápis. Pedir que listem todas as frases que ouvem freqüentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofensivas ou que causem desconforto. Tempo para execução. Pedir a cada dupla que de todas as frases escritas/listadas, escolham a mais forte para apresentar ao grupo. Quando todas as duplas tiverem escolhido sua frase, pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.E Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.

Plenário: o grupo comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre diferenças entre as frases originais e transformadas e os sentimentos após elas.

Observação:

Através deste trabalho, as pessoas podem perceber formas diversas de dizer o que sentem sem ofender os outros. É possível aprender a referir-se ao sentimento alheio sem julgar, avaliar ou criticar os atos ou o jeito do outro.

O instrutor deve chamar a atenção do grupo para o fato de que qualquer pensamento ou sentimento pode ser expresso, desde que de forma respeitosa. É importante que os participantes percebam que frases agressivas ou em tom de acusação impedem o outro de ouvi-las, gerando uma atitude defensiva ou de ataque. A maneira mais eficiente de nos fazermos ouvir é expressar nossos sentimentos evitando julgamentos ou interpretações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *