Exercícios De Neuróbica

g51hE

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÓBICA, a ‘aeróbica dos neurônios’, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios ‘cerebrais’ que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

É inegável que o bem estar de nosso corpo importa a prática de exercícios físicos, além de simplesmente nos movimentarmos.

O que poucos se dão conta é de que nosso cérebro para se manter em forma, também precisa de exercícios que o desviem da rotina à qual está acostumado. O cérebro funciona através dos estímulos que recebe da audição, visão, olfato, tato e paladar. Estas informações são recebidas e transmitidas de um neurônio a outro para as diversas partes do nosso cérebro onde residem as memórias, e ficam arquivadas aguardando o momento de serem utilizadas. E para que haja eficácia na utilização destas informações é preciso que o cérebro esteja com todas as suas conexões ou sinapses ativas e em forma.

Além disso, informações e rotinas bem conhecidas colocam o cérebro no piloto automático, percorrendo o mesmo caminho. Por outro lado, tarefas e atividades inovadoras obrigam o cérebro a construir novos caminhos, novas conexões. Daí a necessidade de exercícios, que executados de maneira correta e constante, acessem e estimulem partes específicas do cérebro, em geral pouco utilizadas cotidianamente.

Fazer alguns exercícios que nos privem da visão e da audição, permite-nos desenvolver melhor os sentidos menos usados (olfato, tato e paladar). A proposta é fazer coisas diferentes de forma a estimular e ativar partes do cérebro que são pouco usadas.

Ah! E ler. Ler é um santo remédio para o cérebro e para a memória.Além de poder ser muito prazeroso.

EXERCÍCIOS DE NEURÓBICA

-Usar relógio pulso direito;

-comer comidas que nunca comeu;

-identificar ingredientes em um prato diferente que for comer;

-andar de ré dentro de casa;

-se vestir de olhos fechados;

-ver fotos de cabeça para baixo identificando pormenores;

-veja fotos e note os pormenores que nunca havia reparado antes;

-veja horas no espelho;

-troque mouse de lado;

-use a outra mão para escovar os dentes;

-mude o percurso de todos os dias;

-folheie uma revista e ache uma imagem qualquer, pense em 25 adjetivos para esta imagem;

-tente calcular quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito de um lugar cheio que entrou;

depois, se tiver oportunidade, conte e veja se acertou;

-identifique objetos de uma sala, feche olhos e tente inumerá-los;

-separe a frase de um livro e tente escrever uma frase diferente usando as mesmas palavras;

-experimente jogar qualquer jogo que nunca tenha jogado antes;

-monte um quebra-cabeça, marque o tempo. Depois tente quebrar este tempo.

One Response to Exercícios De Neuróbica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *