Fábrica De Barquinhos

Categorias: Com. Verbal, criatividade, gestão de tempo, Liderança, Negociação e gestão de conflitos.

Objs: Refletir sobre a com. E o trabalho., em equipe e reforçar e que quando a comunicação. E o relacionamento interpessoal falha a equipe não funciona.

Mat: Revistas Usadas

Desenrolar: O facilitador divide a turma em grupos de aproximadamente cinco participantes. Em cada grupo, um participante exercerá o papel de líder.O facilitador conduz os líderes para fora da sala, orientando-os que o papel deles será o de motivar a equipe para produzir em larga escala, observando a qualidade, quantidade e criatividade.Informa-se aos líderes que uma empresa que trabalha com produtos náuticos, realizará um grande evento para o qual todos os clientes serão convidados. Esta empresa deseja comprar barquinhos para presentear os filhos desses clientes e fez uma encomenda de barquinhos que deverão ser entregues no prazo de 10 dias (equivalentes a 10 minutos durante a dinâmica).Cada grupo representará uma empresa. Enquanto os líderes estão fora da sala os participantes deverão ser informados sobre os seus papéis, recebendo a mesma orientação sobre o pedido feito pela empresa e sobre os critérios exigidos que serão:Quantidade, qualidade e acabamento dos produtos, cumprimento do prazo e criatividade. Os líderes não saberão que existem papéis divergentes em seus grupos.

Os papéis assumidos serão:

Responsável, faz muitos barcos.

Preguiçoso, não faz nada.

Critico, faz poucos barcos, critica os outros barcos e tenta desmanchá-los. Gozador, conta piadas e produz pouquíssimo.  Os papéis acima deverão existir em cada um dos grupos. Assim se houverem cinco grupos existirão, por exemplo, cinco preguiçosos. Inicialmente distribui-se uma folha de revista para cada participante e fabrica-se um barquinho de papel juntamente com eles.Em seguida formam-se os grupos e distribuem-se duas revistas para cada um. Marcam-se 10 minutos e inicia-se a atividade.Concluídos os 10 minutos, o facilitador orienta-os para montar sua vitrine para receber o cliente. O cliente chega para visitar as empresas e dialogará com o gerente e equipe sobre a linha de produção (quantidade), qualidade e acabamento dos produtos, preço, cumprimento do prazo e criatividade.Após isso ele revelará as notas que obtiveram em cada item e definirá de quem comprará a produção.Critérios para avaliação

Qualidade e acabamento do produto: 30 pontos

Criatividade:  20 pontos

Prazo:  30 pontos

Processamento

Explorar os sentimentos vivenciados;

Refletir sobre os papéis assumidos e fazer uma analogia com o trabalho em equipe;

Discutir sobre o papel da liderança, habilidade na negociação, preços, etc;

Explorar a importância da comunicação, cooperação, planejamento, motivação, etc;

Conduzir o grupo a uma discussão do porque a as fictícias empresas não obtiveram o resultado desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *