Feedaback

Entrada -barreiras à comunicação -saída -mensagem tal -como é enviada -idéias preconcebidas-percepção e interpretação-significado pessoais-sistema cognitivo-motivação e interesse-habilidade de comunicação-clima organizacional-emoções e estado de ânimo -mensagem tal -como é recebida

Feedaback: retorno da mensagem para verificar se foi compreendida e transmitida de forma correta

Barreiras à comunicação eficaz

Eficácia da comunicação

• habilidades de transmissão

1. Usar linguagem apropriada e direta (evitando o uso de jargão e termos eruditos quando palavras simples forem suficientes).

2. Fornecer informações tão claras e completas quanto for possível.

3. Usar canais múltiplos para estimular vários sentidos do receptor (audição, visão etc.).

4. Saber transmitir: falar ou sinalizar a mensagem para que ela seja corretamente interpretada por quem a receba. A comunicação face a face são superiores quando acontecem de forma escrita, pois ao vivo, tem-se a oportunidade para perceber além da mensagem, e a inter-relação torna-se mais fácil, completa e envolvente. A voz, as atitudes e as expressões facilitam a realimentação.

Eficácia da comunicação

(continuação) a palavra escrita é muito mais agressiva do que uma comunicação face a face. Uma pessoa poderá rejeitar uma mensagem crítica por escrito e aceitá-la oralmente.

5. Saber distinguir o momento oportuno de a mensagem ser enviada.

Eficácia da comunicação

Habilidades auditivas

1.saber escutar ativamente: atitude de consideração e respeito, não só pelas idéias mas também pelos sentimentos do outro, manifestado através de perguntas (interesses), procurando tornar comum/mútuo/recíproco um assunto/problema individual. Saber ouvir para além da mensagem. Há um conteúdo não manifesto nas comunicações

2. Empatia . A escuta ativa exige uma certa sensibilidade às pessoas com quem estamos tentando nos comunicar. Em sua essência, empatia significa colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço para entendê-la.

3. Reflexão . Uma das formas de se aplicar a escuta ativa é reformular sempre a mensagem que tenha recebido. A chave é refletir sobre o que foi dito sem incluir um julgamento, apenas para testar o seu entendimento da mensagem.

Comunicação – conclusão

• o processo de comunicação está relacionado ao sistema cognitivo(conhecimento) de cada indivíduo. A cognição representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e do ambiente que as rodeia. Este sistema cognitivo está respaldado pelo valores, crenças, experiências passadas e presentes. Assim, as ações das pessoas são guiadas pelo que ela pensa, acredita e sente.

Podemos compreender a comunicação muito além do simples processo de fluxo de informações (relação entre emissor, mensagem e receptor),principalmente diante da cibernética abrem outras possibilidade de compreensão.

Comunicação – conclusão

Diante das constantes mudanças no mundo dos negócios, o papel da comunicação precisa ser cada vez mais fortalecido para não colocar em risco a sobrevivência da empresa.

No processo de comunicação, verdades múltiplas são encontradas,ou seja, uma afirmação pode ser interpretada de maneiras diferentes dependendo do observador, de suas experiências anteriores, sua educação,cultura,valores, história de vida etc.

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