Formação de Equipes de Alta Performance

Segundo vários estudos sobre liderança e desenvolvimento de equipes, a formação de um time de alta performance deve estar sustentada sob alguns pilares, dentre os quais:

Visão: o líder é o formador da visão da equipe, ou seja, qual é o estado desejado futuro, o objetivo a ser alcançado. Se a visão não é clara, gerará confusão entre os membros da equipe pois não se sabe o que deve ser obtido.

Valores: toda e qualquer equipe deve basear sua conduta por um conjunto de norteadores que guiam a forma como as coisas serão feitas, quais serão os parâmetros pelos quais os componentes da equipe devem atuar e se relacionar. Sem valores delineados, cada um atuará de acordo com suas crenças e aquilo que acha que é o certo e o errado. Assim como na sociedade, os valores da equipe devem ser estabelecidos e conhecidos por todos.

Estratégia: a estratégia é formulação de planos para se chegar à visão desejada. Possuir visão é importantíssimo porém de nada adianta saber aonde se quer chegar se não houver o “como” chegar e o que será feito para obter o que se pretende. Sem estratégia a equipe fica difusa pois começa a atirar para todos os lados, não há um “norte”.

Recursos: os recursos a serem disponibilizados para a equipe devem ser necessários para que o time tenha condições de alcançar o que se deseja. Uma coisa é trabalhar com restrição de recursos em que o grupo é desafiado a utilizar a criatividade na consecução das metas. Outra é não haver os recursos mínimos necessários para se trabalhar. E por mais que a equipe tenha motivação, isso gerará frustração.

Competências: competência é o saber fazer, é o “know-how”, o papel a ser desempenhado por cada componente. Mesmo numa equipe de alta performance, por mais competente que ela seja, sabemos que nem todos os papéis podem ser desempenhados por todos os componentes da equipe. Porém, se a equipe não tem competência para desempenhar determinada atividade, isso gerará fadiga entre seus membros.

Motivação: um componente altamente importante e requisitado pois é a partir da motivação que o ser humano se move para alcançar um objetivo. E sem motivação, a equipe se torna apática, mesmo tendo entre seus componentes, profissionais de alto gabarito.

Feedback: o líder precisa se comunicar com os membros da equipe, principalmente no aspecto que se refere ao desempenho e “performance” de cada um pois é a partir disso que poderão ser adotadas medidas para que determinado membro da equipe atue sob as condições que o líder deseja e que ajudarão na obtenção de resultados. A falta de feedback gera dúvida e insegurança entre os componentes da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *