Frustrações

25

São muitas as pessoas que não sabem lidar com as contrariedades do dia-a-dia e ficam constantemente frustrados alimentando uma sensação de impotência que levam a um desânimo infindável.

Cada indivíduo tem em si muitos “departamentos” que são sentimentos presentes em cada ser humano que podem limitar ou possibilitar suas realizações na vida. Assim a sensação que mais afeta as pessoas que não aprenderam a lidar com a contrariedade é a vitimação. Pensam “eu não consigo…”, “ninguém me apóia.”,”estou sozinho…”.

Dessa maneira a pessoa cai no ciclo vicioso do CDM, isso é “coitadinho de mim”, na verdade esse “departamento” em nós independente da idade é uma “criança mimada interna”, partes de nós que ainda não cresceram, são imaturas e não aceitam contrariedades.

As pessoas se frustram porque as coisas não são como elas queriam e acabam sozinhas e desamparadas, o que leva a uma busca desenfreada de realização fora de si, buscam insistentemente conselho e paparicação dos outros e sofrem porque não conseguem.

É necessário ensinar esse “departamento criança mimada” que nem tudo é como se quer, que as pessoas não estão no mundo para atender suas expectativas. É hora de crescer e andar com as próprias pernas. Deve-se ensinar o cérebro que estamos no controle, aprender a ser líder de si mesmo e ensiná-lo o caminho do amadurecimento.

Quando as pessoas se deixam controlar pela “criança mimada interna” enfraquecem a sua capacidade de cuidar de seus próprios problemas não aceitam a situação difícil, assim não conseguem compreende-la e não tiram o melhor dessa situação para seu desenvolvimento.

Dessa forma não conseguem planejar e agir em direção à solução, não superam a adversidade. Quando amadurecemos nossa forma de lidar com a situação encaramos os “problemas” de maneira mais funcional. Aprendemos a aceitar aquela realidade desagradável. Lembre-se: aceitar não significa gostar que ela aconteça. Mas, é o primeiro passo para irmos em direção a uma solução, pois quando aceitamos a situação começamos a compreendê-la.

Então, afinal para termos competência emocional e paz de espírito é necessário integrar em nosso dia-a-dia o que a oração da serenidade nos diz: “Senhor, daí-me a coragem para modificar as coisas que eu posso, serenidade para aceitar as que eu não posso, e sabedoria para distinguir uma situação da outra”.

É necessário desenvolver competências para ter mais tolerância com os imprevistos, contrariedades e frustrações. Aprenda a rir de imprevistos, contrariedades e frustrações. Afinal, imprevistos são somente aquilo que não prevemos e podemos lidar com eles. Contrariedades são apenas opiniões e situações contrárias a nossos desejos e que podemos integrá-las. Frustração é apenas nossa inabilidade de lidar com os imprevistos e contrariedades, então diante dela, perceba-a, aceite-a, compreenda-a e aprenda algo novo. Isso trará mais satisfação a sua vida.

Seja muito feliz!Isso só depende de você!

Flávio Souza é Trainer Coach da Você Vencedor Soluções Empresariais, formador de coaches da International Coaching Community (ICC – Inglaterra), conferencista Internacional, especialista em Programação Neurolinguística e referência em coaching executivo e de equipes no Brasil – Contatos: (19) 38981295 flaviosouza@vocevencedor.com.br – www.vocevencedor.com.br

2 Responses to Frustrações

  1. Que a luz espiritual da paciência e sabedoria, guie-nos no trajeto do bem viver.
    Bom Final de Semana, ao Toque de Motivação!
    Geanne Martins

  2. Obrigada, que a luz da paciência e sabedoria, guie-nos no trajeto do bem viver, e como dizem os Puerto Riquenhos, Buena Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *